Sem motivação para se levantar todas as manhãs?
Essa mensagem é para você. Leia e tome uma atitude
Nesta quinta-feira, na reflexão que faz diariamente ao iniciar o programa Inteligência e Fé, o Bispo Renato Cardoso falou sobre um problema muito comum no ser humano: a murmuração.
Um exemplo clássico citado na Bíblia é o do povo de Israel, que quando saiu do Egito e foi conduzido por Deus pelo deserto, mesmo tendo todas as suas necessidades supridas pelo próprio Deus – desde alimento, proteção contra o calor e o frio, até suas roupas e sandálias que não se desgastavam -, ainda assim eles murmuravam, e não disfarçavam seu descontentamento com tudo, não conseguiam enxergar e nem valorizar as maravilhas que Deus havia feito e continuava fazendo no meio deles. Em vez disso, O culpava pelas dificuldades que enfrentavam no deserto.
Assim também acontece com muitas pessoas que não veem motivação em nada em suas vidas. Estão sempre cansadas, desanimadas, sem vontade para nada. Tudo elas consideram uma eterna mesmice, e pior, estão sempre procurando um culpado para sua insatisfação.
Elas costumam dizer: ‘Eu não sei porque a minha vida é uma rotina cansativa, não tem novidades, não tem entusiasmo, a minha vida é dormir, acordar, trabalhar, dormir de novo. Eu não vejo nenhuma razão para levantar todas as manhãs…’
Não seja desleixado
“É incrível como o ser humano tem uma capacidade tremenda de procurar culpados do lado de fora, mas uma dificuldade tremenda de olhar para dentro”, destaca o Bispo Renato.
No entanto, o Bispo explica a razão tanto do povo de Israel, bem como dessas pessoas que vivem insatisfeitas com tudo agirem assim: é porque fazem as coisas de qualquer maneira, empurrando com a barriga.
“Se você trata o seu emprego de qualquer forma você vai ter dificuldade de levantar pela manhã, você vai para esse emprego como uma ovelha vai para o matadouro”, destaca.
Não trate a sua vida com Deus como um fardo
E assim também é com a vida espiritual. Se você trata a sua vida espiritual de qualquer maneira, com desprezo, com desdém, então a sua oração, ler a Bíblia, ir à igreja, enfim, tudo relacionado a sua vida espiritual se torna um peso para você.
“Você é capaz de ler um livro de ficção duas vezes mais grosso que a Bíblia, mas a Bíblia você não é capaz de ler por cinco minutos. Porque você trata a sua vida espiritual dessa forma, a canseira parte de você. Você não consegue mais ir à igreja porque você começa a achar defeito, ora é porque você não gosta do pastor, ora porque tem pessoas lá que lhe decepcionaram, porque o ar condicionado está muito frio ou não está funcionando, ou o microfone está muito alto, sempre tem um problema. Por quê? Porque na verdade o problema está dentro de você, mas você não quer encarar isso. Você não quer olhar no espelho, você quer jogar a culpa em alguém”, conclui o Bispo.
O que fazer para vencer a canseira?
O Bispo ensina que a primeira coisa a fazer é reconhecer que ela está vindo da rotina imposta por nós mesmos. É a forma que olhamos e tratamos o que nos causam essa canseira.
Ele ensina ainda que o segredo é mudar a forma de olhar e fazer coisas diferentes daquilo que tem feito diariamente. “Se você tem repetido as mesmas atitudes e tido os mesmos resultados, é natural que se você quer resultados diferentes você precise tomar atitudes diferentes, ou seja, você precisa fazer algo além daquilo que tem feito”, ressalta.
Então para vencer essa canseira espiritual você precisa também começar a tratar a sua vida espiritual de forma diferente. Em vez de ficar olhando para as pessoas, comece a olhar para as ofertas que você tem oferecido a Deus: a sua oração, a motivação para ir à igreja, a meditação na Palavra de Deus. Comece a dedicar os primeiros minutos do dia para meditar na Palavra, em vez de abrir as redes sociais, ver notícias, abra a Bíblia e leia, pelo menos, um versículo, sugere o Bispo.
Ou seja, faça das suas ofertas algo prazeroso e você irá se surpreender com o resultado. “Mude primeiro para que então a vida mude. Se você não muda a sua vida não muda e ela se torna uma canseira. Quer novidade? Faça coisas novas”, finaliza.
Jejum de Daniel
O Jejum de Daniel é uma excelente oportunidade para quem deseja vencer o desânimo espiritual. Isso porque este é um momento de consagração a Deus. Durante 21 dias, aqueles que desejam se aproximar dEle abrem mão de coisas prazerosas para focar em receber o Espírito Santo.
O próximo será realizado do dia 11 ao dia 31 de dezembro. Se você sente que precisa deste momento com Deus, clique aqui e saiba mais sobre o Jejum de Daniel.