Sentimentos tóxicos: é possível ter controle sobre eles?
Além da tristeza, ansiedade e estresse, a raiva se destaca entre os sentimentos que podem lhe fazer mal. Saiba como lidar
Ainda que todos estejam sujeitos a sentimentos, alimentar aqueles considerados tóxicos é uma escolha.
Entenda:
- Os sentimentos tóxicos são aqueles capazes de desencadear conflitos interiores que, se não dominados, nos levam a adoecer em aspectos físicos e emocionais.
- Sentimentos como tristeza, ansiedade e estresse, levam muitos a desenvolverem a sua autodestruição, mas a raiva está entre os que mais se destacam.
O que diz o especialista:
“Quanto mais eu sou dominado por ele [sentimento], quanto mais apanhado por ele, maior a sensação de que eu vou ser destruído por ele. Você tem que se esforçar, de verdade, para abrir mão do sentimento de raiva. Não é não ter, é abrir mão, soltar”, diz o psiquiatra Isaac Efraim ao R7.
Clique aqui e assista à matéria completa.
Assuma o controle:
Sentimentos – negativos ou positivos – são expressões naturais do ser humano e, em cada situação diferente, eles se manifestam de uma forma. Por isso, não está sob nosso controle escolher aquilo que iremos sentir, mas podemos escolher alimentar o que nos faz bem e abrir mão do que nos prejudica.
- “Você tem que parar de ficar sujeito aos seus sentimentos e passar a ser senhor deles. Nós não podemos escolher o que sentimos, eles estão enraizados em nós por várias circunstâncias, mas a grande sabedoria divina é você entender que ainda que você não escolha os seus sentimentos, você pode escolher o que fazer a respeito deles”, diz o Bispo Renato Cardoso.
Assista e saiba mais como lidar com seus sentimentos:
Vá a fundo:
Se você não tem conseguido lidar com os seus sentimentos e deseja eliminar aquilo que tem lhe feito mal, participe também da Sessão do Descarrego, às sextas-feiras, no Templo de Salomão. Ou busque um templo da Universal mais próximo de você (confira aqui os endereços).