Ser exemplo é agir diferente
Não adianta falar de mudanças se suas atitudes seguem sendo as mesmas. Em 2022, você tem que fazer a diferença
É comum vermos, principalmente em comemorações como a passagem de um ano para outro, as pessoas fazerem promessas, desejarem novas conquistas e se proporem a adotar atitudes diferentes. No entanto elas são mantidas apenas naqueles cinco minutos de emoção, pois nos próximos dias e meses tudo continua sendo igual e as atitudes se mantêm as mesmas. Para quebrar esse ciclo é necessário agir de forma inédita. Somente diante de escolhas certas e atitudes diferentes a pessoa obtém resultados melhores do que os já alcançados. E aí, naturalmente, ela se torna exemplo para as demais. Para isso, antes de qualquer coisa, é preciso viver o que se prega.
Infelizmente, o ser humano (até mesmo os cristãos) tem se preocupado mais em ir “com a maré” e faz as mesmas coisas que pregam aqueles que não conhecem a Deus. Em seu blog, o Bispo Júlio Freitas abordou o assunto: “o ser humano tem enorme facilidade de ser influenciado e, por isso, é importante que nós, como servos do Deus Altíssimo, sejamos exemplos. Pense comigo: como as pessoas verão a diferença em você, se você tem o mesmo comportamento que elas? Como você vai poder falar do Senhor Jesus, que é Justo, se tem sido injusto como os incrédulos deste mundo?”
Para exemplificar, o Bispo cita Neemias que, mesmo podendo fugir do perigo, foi firme em sua fé: “ele não se deixou influenciar pela proposta de entrar no templo, pois ele sabia que o templo do Deus-Vivo não é lugar para se esconder, mas para se fortalecer por meio da meditação na Palavra, na oração e na adoração ao Deus-Vivo, que nos fortalece e capacita para lutarmos e vencermos todos os desafios desta vida”.
Muitos têm agido ao contrário de Neemias, ou seja, conforme o momento, influência e desejos, não cumprindo sua palavra, falando muito, mas sem tomarem atitudes reais. Segundo o Bispo, “essas pessoas dizem que vão mudar, que vão entregar suas vidas ao Altíssimo, mas não agem. Elas dizem que querem quitar suas dívidas, mas não tomam a atitude de negociá-las, de gastar menos e de ter o mínimo controle financeiro em suas vidas. Alguns afirmam que amam suas esposas e seus maridos, mas têm atitudes que não condizem com esse sentimento”, completou.
Consequentemente, suas vidas seguem cheias de problemas financeiros, amorosos, espirituais, etc., o que só mudará quando os hábitos forem mudados. “E aí sim, naturalmente, você se torna exemplo para as pessoas ao seu redor e mostra o poder que a fé tem para transformar vidas”, diz o Bispo. De acordo com ele, o cristão só agrada a Deus quando tem personalidade e faz a Vontade dEle, sem se deixar vencer pela pressão do mundo ou das situações. Para ser um exemplo de fé, é preciso seguir o maior exemplo de todos: o Senhor Jesus. Ele superou tudo e foi um espelho para Seus discípulos e assim será aquele que O obedece para sua família e para quem vive ao seu lado.
Ser exemplo é seguir a orientação bíblica: “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo” (1 Coríntios 11.1). “Seja firme em seus posicionamentos, seja autêntico em fazer o que é certo e ser o exemplo em casa, no trabalho, na escola e na igreja. Você, que serve a Deus, deve ser a exceção. Seu exemplo vai arrastar outras pessoas, a partir do momento que elas observarem justiça no seu caráter”, concluiu o Bispo. Para crescer em 2022, decida: você será como os outros ou agirá de modo diferente e se tornará um exemplo?