Série A Bíblia: O maior Best-seller de todos os tempos na tela da Record TV
A produção traz lições que despertam a fé e geram aprendizados para a vida
A novela Gênesis foi um sucesso na Record TV e nas redes sociais com cenas que retrataram o início da história da Humanidade. A obra contou com mais de 250 atores, oito cidades cenográficas e 25 mil peças de figurino.
Agora, trechos dessa grandiosa produção fazem parte da série A Bíblia, que é um compilado de episódios de diferentes novelas da emissora. A seleção das cenas é feita a partir dos acontecimentos da Bíblia e o material é exibido em ordem cronológica. Além de Gênesis, a nova série apresenta fragmentos de Os Dez Mandamentos e A Terra Prometida.
Em uma live na rede social Instagram, a diretora de conteúdo Cristiane Cardoso falou do diferencial da série e da experiência e dos desafios de trabalhar no projeto. “Nós separamos as partes bíblicas de Gênesis e editamos para que a série ficasse focada só na Bíblia. Cada capítulo que você assiste é como se estivesse lendo a Bíblia. É muito gostoso trabalhar nesse projeto porque não tem histórias paralelas, não tem comédia, não tem nada para entretenimento, só tem lições. É muito gostoso também porque a cada capítulo Deus fala tanto, como no capítulo com o chamado de Abraão. Estou trabalhando nessa novela já há uns quatro anos. Autores entraram e saíram, abandonaram o projeto, foi uma novela que deu muito trabalho. Não foi simples de ser feita, mas ela tem sido tão boa e o preço não tem comparação a tudo que nós temos ganhado com ela e não é no Ibope: nós nos alimentamos espiritualmente”, disse.
Cristiane citou o perfil de pessoas que se interessam em assistir à série A Bíblia e destacou a relevância da história de Abraão. “A Bíblia é para quem quer mais de Deus, quem tem sede de conhecer mais de Deus e prazer na Palavra dEle. Nós vimos a história de Terá para entender o contexto da vida de Abraão e por que Deus o escolheu. Por que Abraão foi quem foi? Vimos o romance de Abraão e Sara e, a partir dele, o chamado de Abraão e toda a sua jornada. Cada capítulo é mais forte do que o outro.”
Fé e obediência
Abraão não é considerado o Pai da Fé sem motivos. Ele foi um homem de excelente caráter, como pode ser acompanhado na série A Bíblia. Interpretado por Vitor Novello na fase jovem e por Zécarlos Machado na fase adulta, o personagem manteve sua fé desde que ouviu pela primeira vez a Voz de Deus e a promessa de que se tornaria pai de uma grande nação: “E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gênesis 12.2-3).
Foi quando Deus ordenou que ele saísse de sua casa e de sua parentela e se desligasse de tudo que pudesse atrapalhar a comunhão que estava se formando entre ele e Deus. Ao obedecer à Vontade do Criador, Abraão sacrificou sua própria vontade, deixando tudo para trás em busca do desconhecido. Foi preciso coragem e confiança em Deus para não dar ouvidos a ninguém, apenas a Deus. Dessa forma, o Próprio Deus o guiou pelo deserto para revelar a ele a Terra Prometida.
A obediência e a confiança em Deus sempre estiveram presentes em Abraão. Tanto que, mesmo com o passar dos anos, ele continuou crendo que teria uma descendência ao lado de sua mulher, Sara (interpretada por Adriana Garambone), que era estéril.
O cumprimento da promessa veio na velhice de Sara, quando ela deu à luz Isaque (Dani Gutto e Guilherme Dellorto). A Bíblia mostra que Abraão foi provado em sua Fé quando Deus lhe pediu o que ele mais amava, que era seu filho: “(…) toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera”. (Gênesis 22.1-3).
Ao atender ao pedido de Deus, Abraão chamou a atenção dEle. Quando levantou o cutelo para sacrificar Isaque, o Senhor lhe disse: “Agora sei que temes a Deus” e o sacrifício foi interrompido. Ao dizer isso, Deus destacou a atitude de Abraão porque sabia que ele tinha vencido seus sentimentos.
Diante do sacrifício que Abraão se dispôs a fazer, Deus garantiu bênçãos a ele: “Jurei, por Mim mesmo, diz o Senhor, porquanto fizeste isso e não Me negaste o teu único filho, que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar (…)”. (Gênesis 22.16-17).
Abraão mostrou, com a obediência à Palavra de Deus, que sua Fé e Aliança com o Senhor eram suas prioridades. Ele creu e materializou uma fé aparentemente louca aos olhos humanos, mas não para Deus, que o abençoou.
Não perca as lições de fé na série A Bíblia, de segunda a sexta-feira, às 21 horas, na Record TV.