Série “Enfermos na Alma” – Episódio: Falso Testemunho

Entenda como as calúnias e falsos testemunhos são abomináveis aos olhos do Senhor

Imagem de capa - Série “Enfermos na Alma” – Episódio: Falso Testemunho

O falso testemunho de acordo com o Código Penal Brasileiro é crime. O artigo 342 diz que “fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, contador, tradutor ou intérprete em processo judicial, ou administrativo, inquérito policial, ou em juízo arbitral” se enquadra como delito, sujeito à pena de três a quatro anos de prisão.

Ainda assim, casos não faltam de pessoas que foram condenadas por crimes que não cometeram, por conta de testemunhos falsos e equivocados. A lista é extensa e até hoje pessoas estão na cadeia, sofrendo pela injustiça.

Até mesmo nos tempos bíblicos tal atitude já acontecia. Em Gênesis 39, podemos ver que José foi vítima de mentiras vindas de quem só queria prejudicá-lo. A cena, inclusive, foi retratada na novela Gênesis, recentemente, quando a mulher de Potifar o acusou de ter se aproveitado dela, sendo que na verdade era ela que queria trair o marido com o servo. 

O próprio Senhor Jesus também foi vítima dos religiosos hipócritas da época, que queriam matá-lo, sendo que para isso, não mediram esforços para inventar um falso testemunho (leia mais em – Mateus 26)

Na Bíblia, além desses e outros exemplos de pessoas que sofreram com a maldade vinda do próximo, há também um alerta sobre como tal comportamento é abominável aos olhos do Senhor. Veja:

“Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.” Provérbios 6.16-19

Na Bíblia fiel comentada pelo Bispo Edir Macedo, ele explica que “qualquer pessoa pode ser capaz de cometer essas abominações contra Deus e contra o próximo. Por isso, é fundamental nos avaliarmos constantemente, a fim de evitarmos que essas práticas destruam a nossa vida e a vida de alguém”.

Entenda mais sobre o assunto no episódio da série Enfermos na Alma, desta semana:

Assista também os episódios anteriores:

Episódio: Vaidade

Episódio: Inveja

Episódio: Hipocrisia

Episódio: Medo

Episódio: Ansiedade

Episódio: Dúvida

Episódio: Maus olhos

Episódio: Luxúria

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock