Série “Enfermos na Alma” – Episódio: Ira
Confira o novo episódio da série
Fúria, raiva e irritação, tudo isso são sinônimos de ira. E é muito fácil se identificar com situações que geram esse sentimento, pois ele pode surgir em diversos momentos e locais, na rotina de qualquer pessoa.
Como no trânsito, quando se está com pressa; ou no trabalho, quando algo não sai como planejado, ou até dentro de casa, quando o estresse acumulado no dia a dia é descontado entre os seus familiares.
Contudo, o erro não está em se irar, mas, sim, no que é feito com esse sentimento. Ao se irar, a pessoa tende a falar mais do que se deve e a ter atitudes impróprias. Por isso, é necessário controlar a si mesmo e não permitir que a ira cresça em seu coração.
“Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo.” Efésios 4.26-27
Equilíbrio das suas reações
Na Bíblia Fiel, com os comentários do Bispo Macedo, ele afirma que os que possuem o Espírito Santo conseguem ter o equilíbrio das suas reações, e mesmo que se ire, não permanece assim por muito tempo.
“Se por acaso se irarem, não devem permitir que as emoções tomem o lugar da razão. Afinal, a ira induz à violência, à mágoa, ao desprezo e à vingança. Por isso, o Conselho Divino é que ninguém nutra esse sentimento em seu ser, mas rapidamente apazigue a crise, não permitindo que ela dure mais que um dia. Isso trará paz para com o semelhante e, sobretudo, para com Deus”, aconselhou ele.
Assista ao episódio da série Enfermos da Alma, que aborda mais sobre esse assunto:
Veja também os outros episódios: