Sessão solene em reconhecimento ao trabalho dos educadores da Educação Bíblica Infantil

A comemoração aconteceu em alusão à Semana Estadual de Reconhecimento ao Trabalho Voluntário da EBI

Imagem de capa - Sessão solene em reconhecimento ao trabalho dos educadores da Educação Bíblica Infantil

Na última terça-feira (28), a deputada estadual Tia Ju (Republicanos) presidiu, no plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), uma sessão solene em comemoração à Semana Estadual de Reconhecimento ao Trabalho Voluntário dos Educadores da Educação Bíblica Infantil das denominações que desenvolvem este trabalho de forma voluntária.

A Semana Estadual foi instituída por meio da Lei Nº 8.655, de 18 de dezembro de 2019, de autoria da deputada. Presentes à cerimônia para receber homenagens, educadores da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), da Assembleia de Deus da Cidade Nova (ADECIN) e da Assembleia de Deus da Zona Oeste (ADZO).

Abrilhantando o evento, a banda da Polícia Militar tocou o Hino Nacional. A jovem Ellen da Silva Farias Nascimento cantou a música “Fonte Universal” do Bispo e deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos). Também foi exibido um vídeo sobre o trabalho das educadoras, bem como depoimentos elogiando e agradecendo a missão de levar a Palavra de Deus às crianças, além de incentivar valores, como: honestidade, lealdade, solidariedade, tolerância, respeito, valorização da família, resgate e manutenção da autoestima, ensino de princípios de cidadania.

Algumas educadoras, que se dedicam a este trabalho há mais tempo, foram presenteadas. Um momento de destaque ficou por conta do depoimento do pastor da Igreja Universal, Moisés Gomes Soares (foto ao lado). Ele contou que, desde muito cedo, foi levado pela mãe, dona Ivone Maria Gomes Soares, à Escola Bíblica Infantil (EBI), onde permaneceu durante toda a infância.

“Eu sou fruto do trabalho de vocês e não tenho como retribuir, somente Deus pode fazer isso. Continuem depositando todas as suas forças nesta missão. Aqui temos educadoras que enfrentam problemas dos mais diversos, mas, mesmo assim, conseguem gerar aquilo que o Espírito Santo deseja. Deus continue abençoando as senhoras”.

Para a deputada e segunda vice-presidente da Alerj, Tia Ju (foto ao lado), foi uma honra receber as educadoras. Ela é entusiasta e admiradora deste trabalho porque sempre o executou, daí surgiu o apelido carinhoso de Tia Ju. Além disso, a parlamentar é pedagoga e pós-graduada em Direito da Infância e da Juventude pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ). Está cursando Mestrado em Direito na Universidade Estácio de Sá (Unesa). Sua atuação parlamentar prioriza a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, mulheres, negros, pessoas com transtorno espectro autista (TEA) e com deficiência. É presidente-fundadora da Frente Parlamentar em Defesa da Família, da Adoção e da Primeira Infância.

“Fui coordenadora de projetos pedagógicos e sociais na área infanto-juvenil. Foram 23 anos de muita satisfação por desenvolver este trabalho. Educadoras, o papel que realizam tem impacto duradouro, uma oportunidade única de influenciar positivamente o futuro daqueles que estão sendo guiados por vocês. É uma contribuição valiosa para a construção de uma sociedade fundamentada em valores éticos e espirituais”, disse.

Ana Maria Morais Pereira (foto ao lado) é responsável pelo trabalho da Escola Bíblica Infantil da Igreja Universal no Estado do Rio de Janeiro e destaca os valores ensinados às crianças como fundamentais: “Achei muito importante essa iniciativa da Tia Ju, pois mostra o quão importante é o trabalho das educadoras voluntárias da EBI. Além de ensinarem a Palavra de Deus, ensinam o temor, a confiança e como as crianças podem desenvolver uma fé viva e inteligente. Quando a criança tem uma educação cristã de qualidade, torna-se um adulto preparado para a vida e temente a Deus.

O trabalho da Escola Bíblica Infantil (EBI) atende em média 1,2 milhão de crianças no Brasil. A faixa etária é de seis meses a dez anos. No Brasil, o grupo atua em 26 estados e no Distrito Federal. Há também atividades em mais 48 países nos continentes africano, americano, asiático e europeu.

A missionária e coordenadora geral da Adecin Kids na Cidade Nova, Elaine Soares (foto ao lado), destacou: “Ficamos felizes com a iniciativa de reconhecimento do trabalho das educadoras cristãs, que são baseados no amor, na dedicação e no amor ao próximo. Recebemos crianças com muitas dificuldades de aprendizagem, problemas socioeconômicos, mas, quando chegam, recebem o acolhimento, elas sempre serão prioridade. Parabéns para as educadoras”.

A professora, educadora e superintendente da Escola Bíblica Infantil da ADZO, Lucia Amelia (foto ao lado), disse que ver as educadoras do evangelismo serem homenageadas e valorizadas é um diferencial: “Agradeço, em primeiro lugar, a Deus, pois, para ensinarmos temos que, em primeiro lugar, aprender. E aprender e ensinar a Palavra de Deus é muito especial. Agradeço e louvo a Deus pela vida de cada educadora. Muito obrigada, Tia Ju”

Entre as autoridades presentes, destacam-se: vereadora Tania Bastos (Republicanos), bispo Paulo Pereira da Igreja Universal, pastor Saulo da Silva, responsável pela Força Teen Universal.

imagem do author
Colaborador

Com informações de Assessoria de Comunicação da deputada Tia Ju / Fotos: Jessica Hartzler