Setembro: mês que lembra os deficientes auditivos

Neste mês comemoram-se datas para lembrar direitos e conquistas desta parcela da população

Imagem de capa - Setembro: mês que lembra os deficientes auditivos

O mês de setembro tem datas importantíssimas que lembram os direitos e as conquistas dos deficientes auditivos. A primeira é o “Dia Internacional da Língua de Sinais”, celebrada em 23/09 e o “Dia Nacional dos Surdos” no dia 26. Inclusive o mês é conhecido como Setembro Azul, pois busca trazer visibilidade para a comunidade surda.

Saiba a história:

  • O “Dia Internacional da Língua de Sinais” foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017. A escolha de 23 de setembro comemora a criação da Federação Mundial dos Surdos, em 1951.
  • Já o “Dia Nacional dos Surdos” foi oficializado pelo decreto de Lei nº 11.796, em 2008, em homenagem à fundação da primeira escola para surdos do Brasil, o INES (Instituto Nacional de Educação para Surdos), em 1857, no Rio de Janeiro.
  • Outras datas: No dia 30/09 celebra-se o “Dia Internacional do Surdo”, bem como o “Dia Internacional do Tradutor Intérprete de Línguas de Sinais”.

O que a Universal faz:

  • A Universal criou o grupo Libras Universal que conta com uma equipe de intérpretes que auxilia nas traduções de reuniões presenciais e programação nos canais da Igreja, garantindo igualdade de oportunidade aos surdos que querem ter acesso à Palavra de Deus.
  • Além disso, os intérpretes e demais voluntários do grupo Libras Universal realizam ações sociais, evangelizações nas ruas e encontros com a comunidade surda e seus familiares.
  • Esses profissionais, além de fazer a mediação da comunicação entre ouvintes e surdos, transmitem de forma clara o conteúdo abordado em palestras e salas de aula, por exemplo.
  • Saiba mais sobre o grupo Libras Universal por meio do WhatsApp (11) 94845-3259 ou pela página oficial no Instagram.

Mais links:

Comunidade surda participa de tour pelo Jardim Bíblico

“Nada a Perder 2” estreia versão para surdos

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: iStock e Reprodução Instagram