Seus olhos, suas ações
Você pode estar sendo manipulado pelo mal e nem se deu conta
Vamos fazer um teste rápido? Não pense em um urso branco. É bem provável que você tenha pensado, não é mesmo? Daniel Merton Wegner, psicólogo e professor de Harvard, gostava de pesquisar sobre esse aspecto da nossa mente: ele pedia para um grupo de pessoas não pensarem em um urso branco e, quanto mais elas tentavam suprimir aquele pensamento, mais a ideia era persistente no cérebro delas.
Isso nos faz refletir sobre o quanto a nossa mente pode ser facilmente manipulada. Mesmo que não queiramos algo rodeando os nossos pensamentos, aquilo pode “alugar um dúplex” e morar na nossa cabeça. É como aquela música que você ouviu em algum lugar e, de forma irritante, ela não sai mais da sua memória.
A sujeira na sua mente
Agora, imagine o que acontece conosco no mundo repleto de informações como este em que vivemos. A Humanidade nunca passou pelo que estamos presenciando. A todo momento a nossa mente é bombardeada por filmes, séries, músicas, mensagens nas redes sociais e notícias. É uma lista sem fim de conteúdos e o pior é que a nossa mente se alimenta de toda a sujeira contida neles.
O que nós absorvemos por meio dos nossos sentidos nutre o que pensamos. E, consequentemente, essa mentalidade conduz as nossas ações. Por fim, essas ações constroem a vida que temos. Resumindo: se você se alimenta de informação repleta de porcaria, os seus pensamentos ficarão sujos e a sua vida será ruim.
O Senhor Jesus falou disso em Mateus 6.22-23: “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!”
Antigamente, a candeia era um objeto usado para iluminar o caminho. Ou seja, se a luz era fraca, o ambiente ficava mal iluminado e a pessoa poderia até tropeçar e se machucar. Assim são os nossos olhos, como ensinou o Senhor Jesus: se eles procuram a maldade, temos a receita para a queda espiritual.
De maneira prática, o termo bíblico “maus olhos” pode se relacionar com diversas situações: a pessoa que elabora um plano para enganar alguém, grupos de mensagens com conversas inadequadas para um cristão ou, por exemplo, quando a pessoa consome pornografia (e aquelas imagens ficam povoando a mente dela). Como observou o Senhor Jesus, imagine as trevas que existem na vida de uma pessoa assim.
Virando o jogo
Mas você pode mudar isso, se o que foi descrito acima for o seu caso. Comece a trazer para dentro da sua mente aquilo que é bom e agradável segundo a Vontade de Deus. Coloque os seus pensamentos em lugares elevados: na leitura e meditação da Bíblia, nas conversas e na construção de um relacionamento com o Altíssimo todos os dias, em aprendizados que lhe ajudarão a se desenvolver como ser humano, profissional, pai ou marido.
Portanto fuja de conteúdos que gerem raiva, medo, depressão, malícia ou qualquer outro problema interno em você e não se envenene com o lixo informacional que está por aí.