Seus pés eram defeituosos, seu caráter, não

Mefibosete, filho do melhor amigo do rei Davi e neto de seu maior perseguidor, mostrou que a deficiência mais limitante não é a do corpo

Imagem de capa - Seus pés eram defeituosos, seu caráter, não

Mefibosete tinha apenas 5 anos quando sofreu um acidente que o deixou com uma deficiência nos pés. Apesar de ser neto e herdeiro do primeiro rei de Israel, ele cresceu em um lugar esquecido, chamado Lo-debar. E enquanto ele, como herdeiro legítimo, passava dificuldades, o servo que administrava os bens deixados por seu avô vivia em uma terra próspera, tinha 15 filhos e 20 servos e se aproveitava do que não lhe pertencia.

Mesmo tendo todos os motivos para ser um homem amargurado, a história de Mefibosete, interpretado na sétima temporada da série Reis pelo ator Miguel Coelho, revela que, apesar de não controlarmos o que pode ocorrer conosco, podemos controlar quem somos ao lidar com os acontecimentos.

Um fato interessante que a Bíblia menciona sobre Mefibosete é que ele tinha um filho. Em entrevista à Folha Universal, a autora da trama, Cristiane Cardoso, explica que essa informação revela muito sobre o personagem, pois, embora ele fosse uma pessoa com deficiência em uma época em que isso era a decretação de uma vida miserável, ele não se deixou levar por isso e formou sua própria família.

De Lo-debar Ao Palácio
Ser descendente de um rei colocava Mefibosete em situação de perigo. Por isso, ele temeu ao ser chamado pelo rei Davi (Cirillo Luna), pois era comum o rei que estava no poder matar os descendentes do monarca anterior por receio de que ocorresse uma retomada do trono.

Mas Davi tinha consciência de que o próprio Deus o tornara rei, ou seja, sua chegada e permanência no trono eram garantidas pela autoridade e Vontade Divina. Por isso, quando o monarca procurou saber se ainda existia algum descendente de Saul e mandou trazer Mefibosete, ele queria cumprir a aliança que fez com o pai dele e seu fiel amigo, Jônatas: de que sempre seria beneficente com sua família (1 Samuel 20.15). Então, ele determinou que as terras que eram de Saul fossem restituídas a Mefibosete, o que garantia seu sustento. Quanto a Ziba (Matheus Costa), o servo impostor, Davi ordenou que ele, seus filhos e servos trabalhassem nas terras.

Caráter inquestionável
Cristiane afirma que a história de Mefibosete será contada até a oitava temporada de Reis e que ainda serão mostradas muitas lições. A certa altura da trama, por exemplo, uma reviravolta acontecerá no reino e o rei fugirá do próprio filho, que tenta impor um golpe de Estado para tomar o trono do pai. Neste momento, Ziba cria uma calúnia sobre Mefibosete: ele vai ao encontro de Davi enquanto este foge e, ao ser questionado pelo monarca sobre por que Mefibosete não está com ele, Ziba mente e diz que ele tinha ficado para restituir para si o trono que seria de seu pai. Como mostra a Bíblia, Davi acredita nas palavras do servo e determina que os bens de Mefibosete passassem a ser de Ziba (2 Samuel 16.1-4).

Porém, quando Davi volta para Jerusalém e retoma o trono, a Bíblia relata que Mefibosete estava com os pés e as vestes sujas e a barba sem fazer desde o dia em que o rei fugira do palácio como sinal de sua lamentação pelo ocorrido, como era o costume naquela época.

Ao ser questionado por Davi por que tinha ficado no palácio, ele contou o que realmente tinha acontecido: Ziba o havia enganado e partido sem ele e, por causa de sua deficiência, ele não conseguiu partir sem ter ajuda.

Mesmo contando a verdade, Mefibosete se colocou à disposição do rei. Davi, então, decidiu que Mefibosete repartisse as terras com Ziba.Porém, em vez de achar a decisão injusta e se revoltar, ele ainda abriu mão de sua parte e disse ao rei que Ziba podia ficar com tudo, mostrando que sua maior alegria não estava nos bens que possuía, mas em ver o rei retornar (2 Samuel 19.24-30). “Mefibosete foi leal a Davi mesmo quando este não o compreendeu e nunca quis tomar seu lugar como descendente de Saul. Pelo contrário, ele se conformou com o que o rei lhe deu”, explica a autora.

Segundo Cristiane, a visão que Mefibosete tinha de si mesmo é o que torna sua história repleta de lições: “ele não deixa de sofrer por suas limitações, mas não é preconceituoso consigo mesmo, tampouco se sente derrotado por isso”, conclui.

Depois desse acontecimento, a Bíblia não conta mais detalhes sobre o que aconteceu ao ganancioso servo, mas revela que o rei Davi continou apreciando a vida de Mefibosete. Ficou curioso para saber mais? Então, acompanhe a série Reis na Record TV de segunda a sexta-feira, às 21 horas, ou pelo Univer Vídeo.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Fotos: Leandro Márcio