Sexta-feira Santa: curiosidades, perguntas e respostas
Esclareça as suas dúvidas sobre este dia santo
Confira abaixo curiosidades, perguntas e respostas sobre a Sexta-feira Santa.
Qual é o verdadeiro significado da Sexta-feira Santa?
- Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus, no Jardim do Éden, o pecado entrou na humanidade (Gênesis 3). Então, os seres humanos perderam a “imagem e semelhança” Divina com que foram criados.
- O apóstolo Paulo apontou para isso ao afirmar: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23).
- Assim, a Bíblia determina que o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). Com isso, todos os seres humanos, por estarem destituídos da glória de Deus, estariam passíveis da condenação eterna.
- Desse modo, foi necessário que o Deus-Filho, Jesus Cristo, que é perfeito, trocasse de lugar conosco neste juízo. Ele teve que morrer por nós. Esta era a única maneira de salvar a humanidade decaída.
- Saiba mais sobre como Deus resolveu o maior problema da humanidade.
A Sexta-feira Santa para os cristãos:
- Vale observar que a data não é só importante para os evangélicos, mas também para os católicos. A separação entre católicos e evangélicos ocorreu com a Reforma Protestante, no século 16.
- Desse modo, trata-se de uma data muito importante para todo o cristianismo, porque faz referência ao sacrifício da cruz, ou seja, o dia em que Deus resolveu o maior problema da humanidade: o pecado, que tem como consequência a condenação eterna.
- Medite a respeito disso e saiba como esta informação pode ser aplicada em sua vida.
O que fazer na Semana Santa?
- A Semana Santa é um período de muita reflexão espiritual. É o momento ideal para nos aproximarmos de Deus e avaliarmos como temos conduzido a nossa vida diante dEle.
- Pois, a humanidade estava caminhando para uma separação eterna do Criador. Mas Deus criou uma solução para evitar essa tragédia.
- É, no mínimo, prudente procurar saber do que, realmente, se trata esse período e a importância dEle.
- Leia mais sobre isto aqui.
Costumes, superstições ou crendices populares da Sexta-feira Santa:
- Sim, há algumas tradições que marcam a data. Confira abaixo algumas delas:
- Abstenção de carne vermelha ou de frango: seria uma penitência praticada pelos fiéis em si mesmos por causa do sacrifício de Jesus Cristo ocorrido na cruz. O jejum seria uma demonstração de respeito pelo sangue derramado.
- Não varrer a casa: a crença diz que varrer a casa expulsa os espíritos bons e deixa o ambiente desprotegido. Igualmente, pode ter origem no sentimento de luto, que era muito comum no passado com relação à data. A prática era, tradicionalmente, observada na Quaresma ou na Semana Santa.
- Não pentear o cabelo: o ato está relacionado à ideia de evitar luxúrias ou vaidades em um dia de luto e reflexão.
- Clique aqui e confira a lista completa e a lição mais importante a respeito disso.
É pecado lavar roupa na Sexta-feira Santa?
- É importante compreendermos que certas tradições não possuem base bíblica. Não lavar a roupa na Sexta-feira Santa, por exemplo, não faz parte dos ensinamentos Divinos.
- Muito mais importante do que deixar de lavar roupas é se limpar espiritualmente (abandonando os pecados e se aproximando de Deus).
- Leia a postagem completa a respeito deste assunto e pense a respeito.
É pecado mortal comer carne na Sexta-feira Santa?
- O motivo de tal prática seria gerar uma reflexão e memória com respeito ao sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Poderia, igualmente, apontar para uma atitude de caridade.
- Geralmente, a opção adotada é a refeição à base de peixe.
- Contudo, a prática não está contida em um mandamento bíblico. Portanto, trata-se apenas de uma tradição.
- Confira o que, de fato, a Bíblia fala sobre a Sexta-feira Santa.
“A Família ao Pé da Cruz”:
- Nesta Sexta-feira Santa, ocorre o evento especial “A Família ao Pé da Cruz“. Procure por mais informações em uma Universal próxima (consulte o endereço aqui). Haverá dois encontros especiais: às 10h e às 17h.