Só querer não basta

Uma pesquisa revela que os homens querem se casar mais do que as mulheres, mas será que eles estão preparados?

Imagem de capa - Só querer não basta

Os homens estão mais interessados em casar do que as mulheres – pelo menos é o que revela uma pesquisa do Instituto Locomotiva, feita em parceria com a QuestionPro.

O levantamento, divulgado em dezembro de 2024, ouviu 1.461 pessoas de 18 anos ou mais em todo o Brasil. Um dos pontos descobertos é que 88% dos homens que estão em um relacionamento gostariam de se casar, enquanto o percentual entre as mulheres ficou em 77%. A pesquisa também destaca o desejo de casar entre os jovens: na geração Z, que considera os nascidos entre 1995 e 2010, 87% dos entrevistados sinalizaram ter essa pretensão, mas, ao mesmo tempo, é também essa faixa etária que se mostra mais insatisfeita no relacionamento atual, sendo que 33%
dos comprometidos pensam no término.

O levantamento, que ainda aponta que um em cada cinco brasileiros gostaria de colocar um ponto final na relação, deixa um recado nas entrelinhas: não basta querer se casar, é preciso se preparar para o matrimônio antes mesmo de iniciar um relacionamento. Dessa forma, “encontrar uma mulher” não é o primeiro passo, mas um dos últimos.

Assim como o fato de querer emagrecer não é o bastante para que isso ocorra da melhor maneira, querer dizer “sim” no Altar não é o bastante para ter um bom casamento. Aliás, em todas as áreas da vida apenas querer não basta. É preciso preparo e disposição.

Além do interesse

Em Gênesis 2.18 lemos: “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele”. Logo em seguida, em Gênesis 2.24, vem o conselho generosamente divino: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne”.

Isso mostra que, de fato, o homem foi feito para se casar, mas querer se unir a alguém não basta. Ter e manter um relacionamento sólido com o maior casamenteiro de todos é a maior segurança para obter sucesso amoroso – detalhe que muitos ignoram.

Ter um caráter íntegro, estar curado de relacionamentos anteriores, resolvido internamente, disponível e disposto a dedicar tempo ao novo relacionamento também fazem parte dos critérios que devem ser observados e que são devidamente detalhados ao longo do livro Namoro Blindado, escrito por Renato e Cristiane Cardoso.

A definição profissional e financeira também é algo que deve estar em ordem, assim como o estabelecimento de planos e objetivos, o cuidado consigo mesmo e até a sabedoria de onde procurar a pessoa adequada para construir uma relação duradoura. Inegavelmente, o desejo de se casar é bom e diferencia homens de meninos, credencia os interessados e separa os que enxergam no relacionamento uma espécie de game que, por terem esse pensamento juvenil, se desqualificam para estar em um.

Se seu objetivo é construir um bom casamento, participe das reuniões da Terapia do Amor. Ao contrário do que alguns pensam, ela não é apenas para casais. Na Terapia você poderá aprender, passo a passo, a construir seu caminho até o Altar. Esse caminho não é fácil e exige disciplina e determinação, mas o resultado supera tudo que você é capaz de imaginar.

Intellimen

Quer ser um homem melhor? Acesse o site intellimen.com ou @intellimen, no Instagram, cumpra os desafios e participe das palestras.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Hayati Kayhan/getty images