Socioeducativo atua pela ressocialização

Projeto trabalha com menores de idade para que construam uma vida digna

Imagem de capa - Socioeducativo atua pela ressocialização

O projeto Universal Socioeducativo (USE), mantido pela Universal, atua com crianças e adolescentes que, por algum motivo, estão privados momentaneamente de liberdade, seja em orfanatos, seja em instituições de reeducação, como a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, conhecida como Fundação Casa. Sua missão é contribuir para a ressocialização delas e auxiliá-las a construir uma vida digna, além de levar a Palavra de Deus e trabalhar com os familiares dos reeducandos, uma vez que a família tem um papel muito importante na reinserção deles à sociedades.

Mais uma etapa desse trabalho foi realizada no dia 14 de abril, em São Paulo: uma apresentação de fantoches destinada a 70 crianças que atualmente estão abrigadas em casas de acolhimento. Batizada Oficina de Fantoches, a ação aconteceu no bairro do Brás, na zona leste da capital paulista, e mostrou aos pequenos como superar os desafios que surgem na vida de todos nós.

A Oficina de Fantoches abordou diversos temas presentes no dia a dia dos menores para instruí-los sobre a melhor maneira de agir em cada situação, segundo a Palavra de Deus. Amizades, honrar aos pais, o perdão, o temor a Deus, o respeito ao próximo e o uso do celular com sabedoria estiveram entre os assuntos destacados pelos voluntários, que usaram referências bíblicas, como, por exemplo, as histórias do rei Davi e a Parábola do Filho Pródigo.

A atividade proporcionou às crianças um entretenimento saudável, a possibilidade de fazer novas amizades e, para que a experiência fosse ainda mais completa, houve distribuição gratuita de algodão-doce e pipoca para todos os presentes.

Ao final do evento, era perceptível a alegria das crianças por terem vivido um dia diferente. Elas assistiram a uma apresentação teatral e receberem carinho a atenção da parte dos voluntários do USE.

Atuando também com os mais velhos
Já o trabalho com os adolescentes foi marcado por uma grande conquista do Centro de Atendimento Integrado ao Adolescente (Caip) de Piracicaba, interior do Estado de São Paulo, pois ocorreu a inauguração de um espaço dedicado à leitura. A cerimônia contou ainda com a presença de autoridades que compõem a supervisão da Fundação Casa local.

A leitura é fundamental para transmitir uma mensagem de superação, renovação e também é uma oportunidade de crescimento espiritual para os internos. Por meio da leitura, é possível fazer reflexões e buscar um novo caminho.

Além da criação do espaço, o USE também colaborou com a doação de 115 exemplares de diversos livros de autoria do Bispo Edir Macedo, entre eles A Luz do Presidiário, obra que dialoga diretamente com quem está privado de liberdade e orienta sobre o caminho para a reconstrução da vida.

O responsável pelo trabalho evangelístico do USE no Bloco de Campinas, que engloba a cidade de Piracicaba, Pastor Josimar Almeida, falou da importância da ação: “ela foi importante porque os adolescentes passaram a ter acesso à literatura da fé. Com a instalação da sala de leitura e os livros do Bispo Edir Macedo, eles passaram a ter mais uma oportunidade de Salvação”.

Na ocasião, por meio da mensagem transmitida, todos os internos puderam entender que aquela instituição – ou outras semelhantes – não é o ponto final na vida deles, mas, sim, uma vírgula.

Contribua
Você também pode colaborar com a reconstrução de vida dessas pessoas.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo e Débora Picelli / Fotos: Cedidas