Solidão aumenta o risco de câncer
Homens solitários são mais propensos a sofrer com a doença
Estudo realizado pela Universidade da Finlândia Oriental demonstrou que homens de meia-idade solitários têm 10% mais chances de sofrer com câncer do que homens na mesma faixa etária que possuem companhias.
De acordo com os pesquisadores, a solidão pode chegar a ser tão prejudicial quanto o tabagismo ou a obesidade no desenvolvimento dos mais variados tipos de câncer. Além disso, a letalidade dessa doença também é maior em homens solitários.
Para chegar a essa conclusão os pesquisadores avaliaram 2.570 homens desde a década de 1980 até os dias atuais. Nesses mais de 30 anos de estudo, ficou comprovada a importância da sociabilidade.
A solidão prejudica a saúde dos homens independentemente do nível socioeconômico, da qualidade do sono, do estilo de vida, de sofrer com depressão, doenças cardíacas ou outros fatores de risco.
Como combater a solidão
O número de pessoas que se sentem solitárias está aumentando ano a ano. E isso não é porque “está difícil encontrar alguém”, como muitos alegam. A verdade é que as pessoas não estão preparadas para entrar em um relacionamento. Isso faz com que se sintam incapazes de construir uma vida amorosa; ou faz com que elas tentem uma relação com alguém, mas novamente termine mal.
A escritora Cristiane Cardoso, coautora do livro “Casamento Blindado 2.0”, destaca que a felicidade na vida amorosa é para todos, independentemente dos relacionamentos fracassados do passado. Mas, para isso, é necessário buscar ajuda e se aperfeiçoar antes de entrar em uma relação.
Cristiane ainda ressalta que “as pessoas dizem que está difícil encontrar alguém, mas o que está difícil mesmo é as pessoas reconhecerem que precisam de ajuda”.
O escritor Renato Cardoso, coautor de “Namoro Blindado”, afirma que, assim como na vida profissional, na vida amorosa não há sorte. Ninguém vai construir um relacionamento esperando pelo acaso. É necessário buscar ajuda e se dedicar:
“Quando você quer ser bem-sucedido em uma área da sua vida, você tem que focar nela. Se você não foca, a coisa não acontece. Então, você tem que saber focar na sua vida amorosa, buscar ajuda, buscar a inteligência para sua vida amorosa. Porque, se outras pessoas estão encontrando, então há um caminho”.
Esse caminho pode ser aprendido na “Terapia do Amor”. A palestra ensina ferramentas para que solteiros estejam preparados para encontrar uma pessoa adequada e construir um relacionamento sólido.
Se você já participa da Terapia, conheça o aplicativo Quero Te Conhecer. É um espaço exclusivo para membros e obreiros da Universal que participam da Terapia do Amor.
No app você compartilhará fotos e interesses e terá mais chances de encontrar alguém que se encaixe com sua fé e objetivos de vida. Ainda que você esteja em uma igreja pequena, lembre-se: a Universal possui milhões de membros no Brasil e, com o auxílio da tecnologia, poderá chegar a eles. Clique aqui e saiba mais sobre o aplicativo.