Solidariedade que salva vidas: 16,4 mil voluntários se mobilizam para doar sangue
Em 2023, apenas 1,6% da população brasileira doou sangue no SUS
Embora o Dia Nacional do Doador de Sangue seja celebrado em 25 de novembro, o Grupo da Saúde Universal sempre busca incentivar a solidariedade e o amor ao próximo por meio das doações de sangue. Ao longo do mês de novembro, o programa social está promovendo a campanha nacional “Mês do Doador” que deve contar com cerca de 16,4 mil participantes.
Considerando que uma bolsa coletada pode ajudar a salvar até quatro vidas, estima-se que 65,8 mil pessoas sejam beneficiadas por meio dessa campanha nacional. Além disso, somente entre janeiro e setembro de 2024, o GSU já mobilizou 23,3 mil doadores em todo o Brasil.
Em São Paulo, 150 voluntários se unirão neste ato de solidariedade nesta sexta-feira (15), às 9h, no Banco de Sangue do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Para Marcela Beatriz Alves, gerente de vendas de 26 anos, esta será a primeira vez doando sangue. “Sempre tive vontade, mas me faltava coragem, aí soube da doação que o GSU estará promovendo e decidi me voluntariar. Estou muito feliz em saber que estarei fazendo o bem para alguém”.
Apenas em 2023, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou a coleta de 3,2 milhões de bolsas de sangue, o que equivale a 1,6% da população brasileira doando sangue.