‘SOS Chuvas Rio Grande do Sul’ leva ajuda humanitária para vítimas de tragédia histórica
Cerca de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas e 158,9 mil encontram-se desabrigadas devido ao temporal
Desde a última segunda-feira (29), as fortes chuvas no Rio Grande do Sul têm trazido diversos transtornos à população gaúcha, com inundações, deslizamentos de terra e quedas de barreiras. São pelo menos 95 mortos, 158,9 mil desalojados e 1,4 milhão de pessoas afetadas. Diante dessa situação de calamidade, a Unisocial — que une os programas sociais da Igreja Universal — prontamente se mobilizou para prestar ajuda humanitária às vítimas do temporal.
Por meio da campanha “SOS Chuvas Rio Grande do Sul”, nos últimos dias, cerca de 18 mil voluntários da iniciativa conseguiram ajudar os habitantes de 334 municípios — como Bento Gonçalves, Guaíba, Lajeado e Encantado — com doações de 34,5 mil marmitas, 98,6 mil garrafas de água, 42,6 mil lanches, 16,1 mil kits de higiene, 6 mil cobertores; além de 18 toneladas de alimentos distribuídos nos locais em áreas secas..
“Quero agradecer à Universal, pois estava na beira da estrada, com meus netos e o cobertor, e as refeições chegaram em boa hora. Só tenho gratidão por tudo o que estão fazendo pela minha família aqui na Ilha das Flores”, relatou Rosane Almeida, de 62 anos.
Segundo informações da Defesa Civil do RS, 414 cidades foram impactadas. Além disso, houve o registro de 372 feridos e 66,4 mil indivíduos acolhidos em abrigos públicos..
Solidariedade em tempos de calamidade
O responsável pela Universal no Rio Grande do Sul, Bispo Guaracy Santos, disse em seu Instagram que a Igreja está com várias equipes de voluntários espalhadas no interior do estado, além de promover uma mobilização especial em Porto Alegre, principalmente para tentar garantir alimentação diária dos atingidas por essa tragédia. “Não tem como darmos cestas básicas aos abrigados nos ginásios, sem fogão. As pessoas estão fora de casa”.
“Eu queria pedir um favor a você, que é membro, obreiro, simpatizante, integrante de grupo, ou mesmo que não seja da Igreja, mas vive na capital e é alguém a quem Deus tem abençoado com um pouco mais, se junte a nós nesta luta. Tem lugar pra você!”, ressalta o Bispo Guaracy.
Em meio à situação de calamidade, os templos da Universal no território gaúcho – que estejam em até 200 km das áreas afetadas – assim como os localizados em São Paulo, Curitiba e Florianópolis se tornaram pontos de coleta de doações. Itens, como alimentos não perecíveis, água mineral, cobertores e produtos de higiene estão sendo arrecadados para encaminhamento às famílias necessitadas. Encontre aqui o endereço mais próximo e participe desta campanha solidária.
Você também pode ajudar a quem está precisando neste momento tão difícil — faça sua doação de forma segura por meio da chave PIX oficial para as obras sociais da Universal: social@universal.org. Importante alertar sobre a necessidade de atenção para não cair em golpes com chaves falsas.
*Texto atualizado em 8 de maio de 2024.