“Sou muito ciumenta e isso me desvaloriza”
Em um dos episódios do programa Escola do Amor Responde, a aluna Carol perguntou aos professores Renato e Cristiane Cardoso o que deve fazer para superar seus conflitos. Ela contou que há três anos é noiva de um homem que a completa em todos os sentidos. Contudo ela diz que, apesar de ser fiel e sincera, é muito ciumenta, sente-se inferiorizada e que o medo de perdê-lo a aterroriza. Além disso, ela afirmou que se sente insegura e cheia de limitações, mas não sabe se isso é fruto das cobranças do noivo em relação a algumas atitudes dela. Carol pediu ajuda para aprender a preencher o vazio que sente, pois isso a leva a idolatrar o noivo e a se esquecer de si mesma.
CAROL – O que devo fazer para sair do “mar de complexos” em que me encontro? Há três anos sou noiva de um homem que me completa em todos os sentidos. Entretanto tenho um medo terrível de perdê-lo. Sou muito ciumenta e isso me desvaloriza demais. Vejo coisas onde não existe nada e isso me faz muito mal. Penso que não o mereço e que há mulheres melhores do que eu. Imagino até que existe a possibilidade de que um dia ele me largue e que sofrerei novamente por conta de traumas do passado. Eu me vejo muito pequena diante desse homem, que é muito amado por minha família e admirado por seu caráter em todos os sentidos. Não consigo entender os motivos pelos quais me desvalorizo tanto e por que tenho tanto medo de perder as pessoas que mais amo. Sou fiel e sincera, mas muito ciumenta. Talvez essa minha insegurança toda seja por ele me cobrar muito para que eu tenha mais atitude, responsabilidade no dia a dia e seja mais atenta, pois sou distraída. Ele me cobra em demasia. Essas cobranças são portas abertas para o meu medo se agravar. Penso em tantas besteiras que choro com medo de perdê-lo e dele arrumar uma pessoa melhor do que eu. Por favor, me ajudem. Preciso preencher esse vazio, pois deposito todas as minhas esperanças em meu noivo. Eu o idolatro e nem tenho mais amor-próprio.
CRISTIANE – Essa mensagem parece descrever a Cristiane de antigamente. Vejo que você, Carol, está cometendo o mesmo erro que cometi, pois está colocando a outra pessoa acima de você. Essa pessoa se tornou mais importante e você só tem olhos para ela. Por causa dele, você parou de crescer, de se desenvolver e de se cuidar. Tudo o que acontece na sua vida é para cuidar e agradar seu noivo. É por isso que ele reclama que você não se desenvolve em certas áreas.
RENATO – Você pode pedir a ele que diminua as cobranças e fazê-lo entender que cada exigência piora sua situação, embora ele não esteja fazendo isso por mal. Ele não está ciente do que está acontecendo. Você diz que se sente diminuída e incapaz. Peça para que ele seja paciente e reconheça o que há de bom em você e não apenas as coisas que precisam de reparo.
CRISTIANE – Você precisa de ajuda. Em um relacionamento saudável, em primeiro lugar está Deus, depois você e, em seguida, a outra pessoa. Quando a outra pessoa está entre você e Deus ou ocupa o lugar de Deus, há muita chance de que você faça tudo errado. Por isso, você acaba tendo ciúmes e sendo chata, o que interfere na sua autoestima.
RENATO – Você é uma mera adoradora de seu noivo. Isso é algo a que você precisa ficar atenta para que vença o complexo de inferioridade. Você tem uma série problemas internos para consertar e está totalmente intoxicada. Você é uma pessoa inteligente, capaz, bondosa e tão digna quanto seu noivo. Você diz que ele a completa e o cobre de elogios, mas você também tem qualidades. Vá às palestras da Terapia do Amor. Você não verá um resultado imediato, do dia para a noite, mas ela é um tratamento e você precisa se cuidar.
CRISTIANE – Estamos falando de algo que já aconteceu conosco e que superamos. Sei que não é fácil, mas você também vai conseguir.
RENATO – Gostaria que você considerasse esse tratamento como uma peça crucial, como se fosse um item do seu enxoval, quando você pensa no seu casamento. Você ainda não está preparada para se casar e está na sombra do seu futuro marido. Por meio da Terapia do Amor, tenho certeza que você conseguirá mudar.