“Sou viúva de marido vivo”
Durante uma das edições do programa Escola do Amor Responde, uma aluna com quase 24 anos de casamento explicou que está passando por uma crise no relacionamento. Seu marido não professa a mesma Fé que ela. Ela disse que ele já a traiu várias vezes e a agride com palavras sempre que bebe. De acordo com a aluna, às vezes ela pensa em separação, mas ainda acredita que pode mudá-lo. Ela contou que recentemente o marido pediu o divórcio porque percebeu que eles pertencem a mundos diferentes. A aluna quer saber se deve continuar lutando pelo casamento.
HILDA – Vou completar 24 anos de união e estou passando por uma crise no casamento. Meu marido não professa a mesma Fé que eu. Ele vive no mundo do samba e do pagode. Ele já me traiu várias vezes e não me transmite nenhuma confiança. Sempre que bebe, ele me agride com palavras e depois pede desculpas e diz que não se lembra do que fez. Sou viúva de marido vivo e não aguento mais. Às vezes penso que seria melhor me separar, mas, por outro lado, creio que Deus pode transformá-lo. No momento estamos brigados. Ele passou o fim de semana bebendo e do domingo para a segunda-feira me ligou e disse que quer o divórcio. Ele disse que não vai largar a vida errada por minha causa e afirma que somos de mundos diferentes. O que eu faço? Continuo lutando?
CRISTIANE – Hilda, você ainda pode lutar por ele, mas não com ele ao seu lado, uma vez que ele quer se divorciar. Não sei se ele estava sóbrio quando disse isso. Eu penso que você deve se separar dele para que ele sinta necessidade de mudar. Ele está fazendo você sofrer. Eu sei que você o ama, mas não dá para continuar assim. Você pode lutar por ele, orar e esperar a mudança, mas é melhor fazer isso longe dele. Você não precisa estar ao lado dele para lutar por ele.
RENATO – Algumas pessoas chegam a um ponto que se acomodam. Você está há 24 anos nesse casamento e depois de tantas traições, maus-tratos, agressões com palavras e abusos, ele ainda diz que não vai largar a vida errada por causa de você. Em meio a tudo isso, você ainda nos pergunta se deve se separar dele. Você está acomodada à situação. É muito difícil para um homem valorizar uma mulher que não se valoriza. Ele olha para você e vê que você não se dá valor, pois se submete a tudo isso que ele faz e simplesmente continua ali. Você é uma mulher forte, mas está colocando a força no lugar errado. Você precisa de força para mudar a situação. Separe-se para que ele veja que você não vai tolerar mais isso. Não deixe que ele faça isso com você e ainda continue com a casa limpa, a comida feita e a esposa disponível quando ele quiser. Mostre que você não vai mais tolerar as atitudes dele. Não estou falando para você brigar com ele, xingá-lo e descer o nível, mas dizer que não quer mais isso para a sua vida. Você deve investir em si mesma. Procure seguir sua vida sem ele. Você só deve aceitá-lo quando ele mudar de atitude.
CRISTIANE – Eu acredito que você deve se separar mesmo que ele diga que vai mudar. Você não pode ser aquele tipo de pessoa que aguenta tudo. Temos que colocar limites e seu marido já ultrapassou todos eles. Você o deixa sem limites, pois ele faz o que quer com você. Por isso, use a cabeça e coloque limites a partir de agora. Feche a porta e só o deixe entrar quando ele mudar de comportamento. Essa tem que ser a sua exigência.