Suas orações parecem sem respostas?

Saiba o que pode estar por trás do silêncio de Deus

Imagem de capa - Suas orações parecem sem respostas?

Não é difícil de entender que sem comunicação não há nenhum tipo de relacionamento. Se um amigo não ouve o que temos a dizer, deixa de ser amigo; a falta de diálogo entre pais e filhos gera um abismo entre eles; irmãos que não conversam tornam- se estranhos entre si; no casamento, sem conversa não há como compartilhar uma vida. Em todos os lugares, onde não há boa comunicação, há problema. Por isso Deus quer tanto que o ser humano comunique-se com Ele. E essa comunicação é chamada oração.

Ao contrário do que muitos pensam, orar não é apenas pedir. Claro que podemos pedir a Deus o que quisermos, mas a oração também envolve agradecimento, desabafo, confissão de pecados, louvor, orientação. Orar é conversar com o Criador. E mesmo que Ele já saiba de tudo o que acontece conosco, nos quer por perto, compartilhando a nossa vida, e também ouvindo e confiando em Suas instruções.

Quantas pessoas não buscam conversar com autoridades, especialistas em nossa sociedade, mas, até quando estão dispostas a pagar por isso, podem não encontrá-los com agenda disponível. A verdade é que ninguém está o tempo todo à nossa disposição. Por mais que essa pessoa nos ame, em algum momento ela estará impossibilitada de nos dar atenção.

Mas Deus está sempre disponível. E Ele não é qualquer um, é o Criador dos Céus, da Terra e de nós, seres humanos. Não há ninguém mais importante em todo o universo. Se soubéssemos a grandeza de poder conversar com Deus não desprezaríamos nenhuma oportunidade.

E o mais interessante é que, diferentemente de uma conversa com outras pessoas, em que precisamos de um momento oportuno, com Deus podemos falar a todo momento, independentemente de onde estejamos. Por isso a Bíblia nos orienta a “orar sem cessar” (1 Tessalonicenses 5.17) e usando o código de acesso: o nome do Senhor Jesus (João 14.13:14). Podemos orar em nossos pensamentos, pronunciando palavras, com olhos abertos ou fechados, enquanto andamos, fazemos nossas tarefas diárias, de joelhos ou em pé, até mesmo enquanto conversamos com outras pessoas podemos elevar os nossos pensamentos para Deus seja pedindo orientação do que falar com o outro, ou entregando alguma preocupação que está tentando tirar a nossa paz naquele momento.

Na Bíblia Sagrada com as anotações de fé, o Bispo Macedo destaca que Deus sempre incentivou a prática e a perseverança na oração, pois isso mostra “a nossa fé e a nossa dependência dEle”. Além disso, “há uma garantia de que Ele providenciará tudo o que precisamos. O Pai Celestial nos dará não somente o que se refere ao que é material, mas, acima de tudo, ao que é espiritual”, destaca o Bispo.

Você fala, Ele também

Não há nenhuma oração que não seja respondida. Há respostas que vêm quase que instantaneamente, mostrando que os pedidos estavam de acordo com a Vontade e com o tempo de Deus. Mas o fato de você não ter alcançado algo que pediu a Deus não significa que Ele não lhe respondeu. Há pedidos que, mesmo sendo da Vontade do Altíssimo, ainda não estão em um bom momento para acontecer. E Deus espera que confiemos nEle para julgar isso.

Há também situações em que Ele diz “não” àquele pedido porque tem algo melhor em mente. E se a intenção dos nossos pedidos é fazer a Vontade dEle e glorificá-Lo, aceitamos. Por exemplo, você quer um emprego, e uma determinada vaga não deu certo. É claro que Deus quer que você trabalhe e, se para aquela vaga não deu certo, você precisa confiar que vai surgir uma melhor.

Muitos sofrimentos acontecem porque, em sua ansiedade, a pessoa não aceita o “não” de Deus. Ele sempre deseja guiar a pessoa pelo melhor caminho, mas a falta de confiança do ser humano nEle gera desobediência e dor.

Mas se o “não” de Deus pode apontar para algo melhor, pode também apontar algo que precisa ser mudado em quem está orando. Alguns aspectos, como, por exemplo, falta de sinceridade, mágoas, pedidos egoístas e dúvidas, atrapalham a oração e fazem as pessoas acreditarem que Deus não as está ouvindo ou preferiu ficar em silêncio.

Avalie as suas orações e as respostas que têm recebido de Deus. Elas mostram o que precisa ser mudado. E, se ainda assim, você tiver alguma dúvida do porquê Deus parece não lhe responder, pergunte a Ele e peça que lhe mostre. Mas é bem provável que apenas refletindo sobre essa matéria você já encontre a resposta.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Punnarong/GettyImages