Sudão: país vive maior e mais devastadora crise humanitária do mundo
O cenário tem piorado cada vez mais. Confira
O continente africano vive um momento de tensão entre os diversos países que o compõe. O Universal.org já noticiou que a Etiópia e a Eritreia escalam para uma possível guerra armada. Porém, o Sudão, país vizinho dos anteriormente citados, vive a “maior e mais devastadora crise humanitária do mundo”, de acordo com o Conselho de Segurança da ONU.
O que está acontecendo com o Sudão:
- As Forças Armadas Sudanesas (SAF) e as Forças de Apoio Rápido (RSF) deram um golpe de estado em outubro de 2021.
- Porém, os dois grupos rivalizaram no poder e, desde abril de 2023, vivem em intenso conflito.
- Entretanto, a população local sofre com este cenário de gigantesca crise humanitária e migração forçada.
- Assim, as Nações Unidas divulgaram que mais de 30 milhões de habitantes contarão com ajuda em 2025.
- O triste quadro é marcado por violência entre a população. Além disso, há uma total insegurança para se viver por causa de diversos fatores.
- A organização Médicos Sem Fronteiras, só para ilustrar, acusa as duas frentes de dificultarem intencionalmente o acesso da população aos mantimentos – algo negado pelas autoridades locais.
- Igualmente, a UNICEF, agência da ONU em favor das crianças, alerta para um abandono das autoridades. As crianças são negligenciadas pelo sistema de saúde, por exemplo. Mas a organização enfatiza que a situação é muito pior do que se registra.
- Por fim, vale acrescentar que há interesses econômicos no território, que é próspero em petróleo, bom solo e ouro.
Fique de olho:
- O continente africano possui exemplos do conceito de “Estados Falidos” das Relações Internacionais, como a Somália ou a República Centro-Africana. Assim, é uma região historicamente marcada por problemas sociais.
- Entretanto, nota-se que o quadro vem se agravando nos últimos tempos.
- Diante disso, é inevitável que nos lembremos do alerta deixado por Jesus Cristo: “Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores“ (Mateus 24:7-8).
- Diariamente, as notícias jornalísticas pregam as palavras bíblicas compiladas há quase 2 mil anos. Assim, é importante que você busque saber mais a respeito do que Deus nos ensina a respeito do fim dos tempos.
Veja também:
Na plataforma Univer Vídeo, você encontra a série de reportagens “O Fim dos Tempos“, que traz os bastidores do enredo da novela “Apocalipse“, exibida em 2017 pela Record. Por meio desse conteúdo, você pode compreender melhor os elementos centrais do livro bíblico que trata a respeito do fim deste mundo.