Supermodelo Linda Evangelista se esconde por ter ficado permanentemente deformada
Procedimento estético causou efeito contrário ao que esperava
Conhecida nos anos 90 por sua beleza que chamava atenção, atualmente a supermodelo canadense Linda Evangelista, de 56 anos, se esconde após procedimento estético que a deixou deformada de forma irreversível.
Recentemente em seu perfil no Instagram, Linda desabafou ao contar o motivo de estar isolada do público por cinco anos. Ela realizou um procedimento no rosto para diminuir gordura, mas o efeito foi inverso.
“Eu desenvolvi uma hiperplasia adiposa paradoxal ou PAH (sigla em inglês), um risco do qual eu não fui alertada antes de passar pelos procedimentos. O PAH não apenas destruiu meu sustento, como me colocou em um ciclo de grande depressão, profunda tristeza, e nos níveis mais baixos de autodesprezo. Neste processo, me tornei reclusa”, relatou ela.
Tendência ilusória
Em um cenário onde cada vez mais pessoas buscam por mudanças estéticas, pesquisas apontam um aumento significativo da procura por procedimentos como a harmonização fácil. E isso não se restringe apenas a famosos, anônimos também tem buscado mudanças na aparência e o resultado nem sempre tem sido satisfatório.
No Brasil, mesmo durante a pandemia, ficou registrado o crescimento de 30% de procedimentos estéticos. Porém, a psicóloga Vania Campos avalia que o desejo de cuidar da aparência e do corpo não é o problema, no entanto é necessário entender o que motiva essa ânsia pela perfeição.
“Nas redes sociais, todo mundo aparece feliz, belo, com a pele perfeita e muitas pessoas começam a se comparar e a se perguntar ‘por que eu não estou assim?’ A própria mídia coloca como referência de beleza e de ‘sucesso’ mulheres que passaram por cirurgia plástica, então as pessoas criam essa fantasia da perfeição”, pontua a especialista.
Como se não bastasse a mídia e os filmes hollywoodianos, agora as redes sociais com seus filtros de embelezamento têm sido fatores que endossam o desejo pela aparência impecável.
Mas, como encontrar a verdadeira beleza?
Enquanto muitos correm à procura de uma beleza irreal e de parecer cada vez mais jovem, deixam de lado o verdadeiro valor adquirido com a experiência de vida. A escritora e apresentadora Cristiane Cardoso explica sobre a importância de reconhecer esse aprendizado conquistado ao longo dos anos.
“Com o passar do tempo, a aparência do corpo pode não melhorar, mas a pessoa que está dentro fica mais forte e melhor, pois toda vez que aprendemos algo sobre nós mesmas, rejuvenescemos e melhoramos aos nossos próprios olhos e não aos olhos dos outros”, declarou ela em um dos vídeos publicados em sua coluna.
Desta forma, a verdadeira beleza está dentro de si mesmo e não fora. Então, em vez de procurar melhorias constantes na aparência, busque o aprimoramento interior, que é duradouro e real.
Para aprender mais sobre isso, participe nesse sábado, 2 de outubro, às 18h, no Templo de Salomão, do encontro Godlywood Autoajuda. Na oportunidade, Cristiane Cardoso realizará uma palestra especial para todas as mulheres.