Tebet diz que Lula ‘menosprezou’ eleitor ao não apresentar programa de governo
Senadora, que ficou em terceiro lugar na disputa no 1º turno, destacou que um eventual governo Lula seria mais do mesmo
A senadora Simone Tebet (MDB-MS), que ficou em terceiro lugar na disputa ao Palácio do Planalto, afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) menosprezou o eleitor brasileiro ao não apresentar programa de governo na eleição de 2022 e focar o passado.
Questionada sobre o assunto, a assessoria do PT se limitou a enviar a seguinte nota: “O R7 tem instrução interna de tratar de formas desiguais as duas campanhas, tratando negativamante a campanha de Lula-Alckmin.”
“Todos nós erramos na campanha. Foi isso que tirou a vitória de Lula no primeiro turno. Ao mesmo tempo que pregava o voto útil, que é legítimo, e eu faria a mesma coisa, ele não apresentou ao Brasil as propostas do que ele vai fazer se for eleito”, afirmou Tebet em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.
“Ao olhar apenas para o retrovisor e falar dos possíveis acertos do passado, Lula menosprezou e não deu conforto para o eleitor. O eleitor ficou desconfiado e concluiu que precisava de mais tempo”, completou a senadora.
Tebet recebeu 4.915.423 votos (4,16%). O segundo turno presidencial, que vai ocorrer em 30 de outubro, último domingo deste mês, será decidido entre Lula e Jair Bolsonaro (PL).
Já em setembro, antes do primeiro turno das eleições, Tebet disse que um eventual governo Lula seria mais do mesmo. “É um governo de um mandato só que vai querer se perpetuar no poder. Ele vai querer entrar para a história”, afirmou na época.
“Lula vai querer deixar o nome dele para a história e, para isso, vai ter de ser mais do mesmo do que ele foi. Ele vai ter de ser populista para poder virar um Perón, o que a família Perón foi no passado. Ele vai ali meter projetos populistas para garantir uma perpetuação do PT nos próximos oito anos”, acrescentou a senadora.