Templo cananeu é encontrado em Israel, confirmando relatos bíblicos
A Terra Prometida já era habitada nos tempos de Josué e havia estátuas de Baal
No Parque Nacional Tel Lachish, localizado em Israel, um grupo de arqueólogos descobriu um templo cananeu (foto acima) da Idade do Bronze, época do personagem bíblico Josué.
Os pesquisadores Yosef Garfinkel, da Universidade Hebraica de Jerusalém, e Michael Hasel, da Universidade Adventista do Sul, lideraram a escavação.
Laquis: cidade mencionada na Bíblia
O interessante é que, ali, localizava-se a cidade bíblica de Laquis, que foi destruída pelos hebreus, quando eles adentraram Canaã. Além da Bíblia, o local também é citado em fontes egípcias.
“Então Josué, e todo o Israel com ele, passou de Libna a Laquis; e a sitiou, e pelejou contra ela; e o Senhor deu a Laquis nas mãos de Israel, e tomou-a no dia seguinte e a feriu a fio de espada, a ela e a todos os que nela estavam, conforme a tudo o que fizera a Libna.” Josué 10:31-32
Havia estátuas de Baal
De acordo com Garfinkel, a entrada do templo tinha dois pilares e duas torres, que davam acesso a um grande salão retangular. Também foram encontrados pequenos cômodos nas laterais. Ali, os sacerdotes cananeus guardavam roupas e trigo.
Garfinkel observou que os cananeus e os egípcios se influenciaram mutuamente. Pois, um dos objetos que estavam no local era uma garrafa banhada a ouro com o nome de Ramsés 2º, um poderoso faraó egípcio. Entretanto, os dois povos se enfrentavam com alguma frequência.
Além de os objetos egípcios, também foram encontrados artefatos exclusivos dos cananeus. Entre eles, duas estátuas de Baal. Ele era um falso deus combatido fortemente por Deus, na Bíblia (Jeremias 19:4-5).
Uma das relíquias favoritas dos pesquisadores é um fragmento de cerâmica, que tem um “texto” em escrita cananita. Porém, com um detalhe diferente: uma versão antiga da letra hebraica “samech” também aparece entre os caracteres (foto acima).
Evidências combinam com relatos bíblicos
A descoberta reforça os relatos do Texto Sagrado. Como, por exemplo, que, de fato, já havia povos habitando a região da Terra Prometida (Canaã) antes dos hebreus chegarem, como a Bíblia relata (Juízes 3:4-5). E, igualmente, que esses povos adoravam o falso deus Baal (Números 25:1-3).
Em outras palavras, as narrativas das Escrituras sempre se provam verdadeiras.
Documentário sobre Abraão
Se você deseja compreender melhor como surgiu a nação de Israel, assista no Univer Vídeo o documentário “Abraão, o pai da Fé”.
Nesta reportagem, você descobre como foi a trajetória do patriarca de Israel.