Templo de Salomão celebra dez anos e ultrapassa 30,6 milhões de visitantes

Com a promulgação da Lei 18.154, também em julho de 2024, a obra entrou para a lista dos 17 pontos turísticos oficiais de São Paulo

Imagem de capa - Templo de Salomão celebra dez anos e ultrapassa 30,6 milhões de visitantes

Nesta quarta-feira, 31 de julho, o Templo de Salomão, no Brás, SP, vai comemorar dez anos de sua inauguração. A data será marcada por uma programação com dez dias de eventos, que vai de 22 de julho até o aniversário. No dia 28 de julho, a partir das 18h, estarão presentes autoridades políticas, jurídicas e empresariais, além de celebridades.

Com área construída de 100 mil metros quadrados e capacidade total para cerca de 13 mil pessoas — sendo 10 mil sentados, no Santuário (Átrio Interior) e mais 3 mil na Esplanada (Átrio Exterior) —, a sede da Igreja Universal do Reino de Deus é um dos maiores espaços religiosos do Brasil.

Também neste mês, em 11 de julho, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, promulgou a Lei 18.154, que coloca o Templo de Salomão no seleto grupo de 17 pontos turísticos oficiais da capital. Desde a inauguração, em 2014, mais de 30,6 milhões de visitantes passaram por seus portões dourados — e cerca de 390 mil fizeram o tour pelo Jardim Bíblico.

Agora, o Templo deve se tornar um destino ainda mais popular para os viajantes. É uma oportunidade para todos, incluindo os mais de 10 milhões de fiéis e simpatizantes da Universal pelo mundo, conhecerem — ou revisitarem — o local.

Portas abertas

Responsável pela Universal no Brasil, o Bispo Renato Cardoso deixa alguns avisos para quem quiser acompanhar a ocasião: “Procure chegar pelo menos uma hora antes de cada evento, pois, como não há ingressos, nem assentos marcados, o acesso será por ordem de chegada”.

Ele reforça que todos são bem-vindos, independentemente de crença, e que tanto a entrada quanto o estacionamento no local são gratuitos. Após a lotação do Santuário, onde cabem 10 mil, os presentes terão a opção de ficar na Esplanada — o espaço diante do Templo — onde serão colocados telões para o público de até 3 mil pessoas.

No primeiro dia, segunda-feira, 22 de julho, aconteceu a “Noite dos Grandes Sonhos”, a partir das 18h, com a presença do Bispo Edir Macedo. Ele enfatizou a importância do Espírito Santo na vida de cada um e foi seguido, no altar, pelo Bispo Jadson Santos.

Em 23 de julho, foi a vez da reunião denominada “Milagres no Templo”, com testemunhos em dois encontros — às 10h e às 20h — e a participação do Pastor Aldo Guimarães e, após, do Bispo Renato Cardoso. A “Noite da Salvação” ocorreu em 24 de julho, com o Bispo Clodomir Santos. Sua mensagem principal foi que, mais do que buscar a satisfação superficial, precisamos procurar a solução dos problemas em nossas almas, algo que só pode ser alcançado por meio da fé.

A quinta-feira, 25 de julho, trouxe uma oportunidade especial para os casais aprofundarem seus laços e cultivarem o amor inteligente no Santuário, com o Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso: a “Noite dos Casais”. Quem ainda não tem um companheiro ou companheira pôde contar com a “Hora dos Solteiros Especial”, que lotou a Esplanada e áreas do entorno, e contou com apresentações da banda Universos.

Fé e propósito

O dia 26 de julho virá com a “Purificação do Templo”, às 20h, com o Bispo Adilson Silva, responsável pela Universal no estado de SP. Ele reforça que, para o Espírito Santo habitar em uma pessoa, primeiro é necessário viver um processo de purificação. E no sábado, 27, será a vez do “Jejum das Maravilhas”, às 7h e às 10h da manhã, com o Pastor Filipe Santos.

Para começar a segunda semana do evento, o domingo, 28 de julho, terá dois encontros especiais: às 9h30 e às 18h. Serão momentos para mensagens de fé e clamor — e, também, para dar continuidade às celebrações. Vale lembrar: a partir das 16h30, haverá uma apresentação especial do Coral do Templo, acompanhada por uma orquestra para a Solenidade especial de 10 anos com convidados.

A segunda-feira, 29 de julho, será marcada por reuniões às 18h e 22h com o Bispo Jadson Santos. Trata-se da “Noite da Restituição”, oportunidade para que as pessoas busquem, por meio de sua fé, a restituição de algo que perderam. E a agenda também inclui um dia voltado para combater a depressão: o “Vida a Cores”, na terça-feira, 30 de julho, às 10h e às 20h — à noite, com o Bispo Júlio Freitas.

Para concluir a semana comemorativa pelos dez anos do Templo de Salomão, um único encontro na Esplanada, às 19h: a cerimônia do “Ide”, com a Troca das Bandeiras. O Bispo Renato explica: “Cada uma dessa bandeiras representa um país onde a Igreja Universal chegou levando esta mensagem. Quando vamos a uma nação, nós vamos com os olhos nas almas”.

O evento final da celebração de uma década do Templo terá, também, a presença do Bispo Edir Macedo. É importante destacar que, entre 2023 e 2024, a Universal aumentou sua presença de 143 para 148 países. E que o “Ide” simboliza, acima de tudo, o cumprimento da ordem de Deus: “[…] ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15).

O Templo de Salomão fica no bairro do Brás, em São Paulo, na Avenida Celso Garcia, 605. A entrada no Templo é gratuita, assim como o estacionamento, e aparelhos como telefones celulares ficarão em um guarda-volumes, na entrada do local. A estação do metrô mais próxima é a Bresser-Mooca.

imagem do author
Colaborador

Unicom / Foto: Reprodução