Templo de Salomão comemora uma década e reúne 260 mil pessoas
Celebração entre 22 e 31 de julho de 2024 contou com a presença de autoridades e personalidades nacionais e internacionais
Na última quarta-feira, 31 de julho de 2024, o Templo de Salomão, no bairro do Brás, em SP, comemorou uma década de existência. A data foi celebrada com eventos ao longo de dez dias: de 22 de julho até o aniversário. Durante o período, 259,9 mil pessoas visitaram a sede mundial da Igreja Universal do Reino de Deus.
Autoridades nacionais e internacionais, além de personalidades de outros segmentos, marcaram presença no dia 28 de julho, em uma solenidade com o Bispo Edir Macedo. Entre elas: Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, e o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o do Amazonas, Wilson Lima, também participaram, bem como outros vice-governadores.
Prestigiaram a ocasião, ainda, os embaixadores de Israel, Daniel Zonshine; do Uruguai, Guillermo Valles; de Cabo Verde, José Pedro Chantre D’Oliveira; da Namíbia, Mbapeua Muvangua — além dos cônsules-gerais de Israel, Rafael Erdreich, e do Uruguai, Marta Beatriz Echarte Baraibar. Autoridades militares e empresariais brasileiras, da mesma forma que jornalistas, apresentadores e artistas, igualmente, compareceram.
No decorrer dos dez dias, a região no entorno contou com o suporte da Polícia Militar. Os voluntários também auxiliaram a organização — inclusive, cerca de 1,8 mil do Uniforça, projeto da FJU (Força Jovem Universal). Eles ajudaram quem veio de metrô, por exemplo, a achar o seu caminho até o evento.
A estimativa é de que 530 ônibus saíram do interior de São Paulo para acompanhar a celebração, além de caravanas de todos os estados do Brasil. Ainda vieram representações de cem países de diversos continentes.
O Templo de Salomão é um dos maiores espaços religiosos do Brasil, com área construída de 100 mil metros quadrados e capacidade total para 10 mil pessoas sentadas no Santuário — e mais 3 mil no ambiente externo, a Esplanada.
Erguida em 2014 com inspiração bíblica, a construção foi revestida com quase 40 mil metros quadrados de pedras trazidas de Israel, assim como as árvores centenárias do exterior do local. Seus portões dourados foram atravessados por mais de 30,6 milhões. Além disso, cerca de 390 mil fizeram o tour no Jardim Bíblico.
Remédio maior
O evento que marcou uma década da Casa de Todos os Povos começou em uma segunda-feira (22), com a “Noite dos Grandes Sonhos” — já para 31,4 mil pessoas. Na abertura, o Bispo Edir Macedo destacou a importância do Espírito Santo para a vida de cada indivíduo. Depois, passou a palavra ao Bispo Jadson Santos.
Na terça-feira (23), para quase 16,7 mil, as palestras nomeadas como “Milagres no Templo” trouxeram testemunhos, com o Pastor Aldo Guimarães e o Bispo Renato Cardoso. No terceiro dia, uma quarta-feira (24), foi a vez da “Noite da Salvação”. O Bispo Clodomir Santos enfatizou a busca pela solução real dos problemas por meio da fé para 21,5 mil pessoas.
Uma oportunidade para casais se aprofundarem no amor inteligente e solteiros se prepararem para estar em um relacionamento veio na quinta-feira (25). Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso, conduziram a “Noite dos Casais”, que lotou o Santuário, além da “Hora dos Solteiros Especial”, em uma Esplanada igualmente cheia. No total, mais de 19,1 mil estiveram nas reuniões.
O Bispo Adilson Silva realizou a “Purificação do Templo”, a partir das 20h da sexta-feira (26). Para 18,3 mil presentes, ele reforçou a necessidade de um processo de limpeza e regeneração interior, para que o Espírito Santo habite em alguém.
Na manhã de sábado (27), foi o momento do “Jejum das Maravilhas”, com o Pastor Filipe Santos. À tarde, a juventude encheu a Esplanada no “FJU Next Generation” para ouvir o Bispo Macedo e sua esposa, Ester Bezerra, além do Bispo Celso Júnior. A Banda FJU também animou a ocasião. Quase 40 mil pessoas passaram pelo Templo, neste dia.
No domingo (28), o Bispo Macedo trouxe reflexões de fé e clamor em dois encontros — para um público somado de 47,5 mil. A última cerimônia do dia contou com a presença de autoridades e personalidades políticas, militares, jurídicas, empresariais e midiáticas de dentro e fora do Brasil. Durante a tarde, o Coral do Templo performou músicas junto de uma orquestra.
Na madrugada da segunda-feira (29), às 3h da manhã, Bispo Macedo retornou com uma vigília voltada para aqueles que buscam o Espírito Santo. O mesmo dia (29) ainda foi marcado por dois cultos com o Bispo Jadson Santos: a “Noite da Restituição”, dedicada à recuperação de algo perdido. No total, cerca de 27,2 mil compareceram ao Templo, no dia.
Terça-feira (30) foi hora do “Vida a Cores”, que colocou o combate à depressão em foco. A ocasião lotou o Santuário com famílias inteiras e foi conduzida pelo Bispo Júlio Freitas para quase 16,4 mil.
Por todo o mundo
As celebrações dos dez anos do Templo foram concluídas em seu aniversário: na quarta-feira, 31 de julho. No início da noite, às 19h, a Esplanada já estava lotada para a cerimônia do “Ide” com a Troca das Bandeiras.
O evento consistiu no hasteamento das representações dos 148 países onde a Universal realiza seu trabalho evangelístico — eram 110 na inauguração da Casa de Todos os Povos, em 2014. Este momento ainda contou com a Orquestra Jovem de São Paulo.
Posteriormente, o Bispo Renato Cardoso, seguido por Bispo Edir Macedo e sua esposa, Ester Bezerra, falaram ao público, presente dentro e fora do Santuário. Assim como aconteceu nos dez dias da comemoração, houve transmissão por telões para quem estava na Esplanada — e, também, pela TV Templo e Univer Vídeo, bem como para a Catedral do Brás e a Nave Auxiliar. O último dia, no meio da semana, teve a participação de 22,2 mil pessoas.
No mesmo mês de julho de 2024, o Templo de Salomão foi incluído entre os 17 pontos turísticos oficiais de SP. O prefeito da cidade, Ricardo Nunes — que prestigiou a solenidade de 28 de julho — promulgou a Lei 18.154, estabelecendo a novidade que deve tornar o local uma atração ainda mais popular.
O Templo de Salomão fica no bairro do Brás, em SP, na Avenida Celso Garcia, 605. A entrada e o estacionamento são gratuitos. Aparelhos como telefones celulares ficam em um guarda-volumes, no subsolo da Esplanada. A estação do metrô mais próxima é a Bresser-Mooca, na Linha 3-Vermelha.