Tensão no Oriente Médio: entenda por que o conflito tem potencial para se tornar global

Israel está em estado de alerta máximo para possíveis ataques do Irã, após o assassinato do líder do grupo terrorista Hamas

Imagem de capa - Tensão no Oriente Médio: entenda por que o conflito tem potencial para se tornar global

O governo de Israel está em alerta máximo para possíveis ataques do Irã, após o assassinato de Ismail Haniyeh, líder do grupo terrorista Hamas, em Teerã, capital do país, na última quarta-feira (31). O porta-voz do governo iraniano, Nasser Kanani, afirmou, nesta segunda (5), que o país tem legalmente o direto de punir o agressor. O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, teria dito, em reunião com o G7, que o ataque pode acontecer nas “próximas horas”.

Em entrevista à RECORD NEWS, Lier Pires Ferreira, professor de relações internacionais do Ibmec- RJ, explica que os países do Oriente Médio estão divididos entre aliados aos americanos e israelenses e aliados ao eixo formado por China e Rússia, próximos ao Irã. “Um conflito direto entre Irã e Israel tem o potencial de arrastar todo o mundo para uma guerra de grandes proporções, cujas consequências não podemos prever.”

Veja também:

Resposta do Irã à morte de Ismail Haniyeh será calculada para evitar uma guerra global; entenda

Ataque do Hezbollah contra o norte de Israel deixa ao menos 18 feridos

imagem do author
Colaborador

R7 / Foto: iStock