Terceira edição do Luau FJU incentiva conexão de jovens com Deus

Megaevento da Força Jovem Universal aconteceu na Esplanada do Templo de Salomão, em São Paulo, e em diversas cidades brasileiras

Imagem de capa - Terceira edição do Luau FJU incentiva conexão de jovens com Deus

A Esplanada do Templo de Salomão, em São Paulo, recebeu a terceira edição do Luau FJU, que teve como tema Levantando a Juventude e ocorreu no dia 13 de janeiro. O megaevento, organizado pelo grupo Força Jovem Universal (FJU), coincidiu com o Dia Nacional da Força Jovem Universal, que é comemorado no segundo sábado de janeiro, conforme instituído pela Lei 14.616/23.

Em clima de muita alegria, durante toda a tarde, os jovens se divertiram e alimentaram a fé por meio de apresentações de dança e teatro, além de performances musicais ao vivo da Banda FJU. Além disso, tendas montadas no local ofereceram atividades variadas.

“Prazer” versus “felicidade”
Além do entretenimento, os participantes também ouviram uma mensagem especial do Bispo Marcio Carotti e da esposa dele, Danielle. Eles falaram da diferença entre prazer e felicidade. Segundo o casal, por mais que o prazer seja algo muito incentivado nos dias de hoje (por meio das redes sociais, dos jogos e da música, por exemplo), ele é apenas momentâneo.

Entretanto, a felicidade, que vem de Deus, permanece. “A felicidade não é algo que acontece momentaneamente ou temporariamente. É algo que é conservado dentro da pessoa, pois ela possui isso dentro dela. E essa felicidade está ligada a algo saudável, pois é resultado da conexão com Deus”, explicou o Bispo Marcio.

Ele também enfatizou a importância de um momento como o proporcionado pelo Luau: “muitos jovens acham que ‘ser de Jesus’ é carregar o peso da religião, mas, na verdade, a juventude é livre diante de Deus e aqui os jovens aprendem o que é bom e agradável e a serem melhores em casa, nos estudos e em todas as áreas”.

Eles participaram
Giovana Freitas, de 23 anos, uma das participantes do evento, contou que conheceu o trabalho do FJU por meio da própria família e fez questão de destacar que sempre foi tratada com muito carinho e atenção pelo grupo: “aqui, eu sempre fui bem acolhida durante todas as dificuldades que eu vivi. Aprendi muitas coisas, fiz amizades e essa é a segunda vez que eu participo presencialmente do Luau. A experiência está sendo melhor ainda! O evento está muito animado e faz com que os jovens entendam que não é só se divertir, mas estar também próximo de Deus”, disse.

Cleber Barbosa, (foto abaixo) de 26 anos, também compareceu pela segunda vez ao Luau FJU. “Toda essa energia é extraordinária. Eu era afastado de Deus, mas, quando retornei, a Força Jovem me ajudou a caminhar na fé e a estar mais perto dEle”, disse.

Apoio contra a depressão e outros males
O evento também contou com o Cantinho do Desabafo, um espaço organizado pelo projeto Help, que atende jovens com depressão, desejo de suicídio, crises de ansiedade e automutilação, por exemplo. Ali, os voluntários, que um dia venceram problemas interiores, ouviram os participantes que buscaram ajuda.

Essa proposta se relaciona com o tema do evento desta edição. O Bispo Celso Júnior, responsável pela FJU no Brasil e pela condução do Luau, explicou: “o tema deste ano surgiu da necessidade de levantar jovens que estão caídos, seja por causa de um abuso, seja da desestruturação da família ou de bullying. Com Jesus, ninguém fica caído, mas é levantado”.

Presença de autoridades
Em São Paulo, o evento contou com a presença de autoridades, como os vereadores André Santos e Sansão Pereira, o deputado estadual Rui Alves e a secretária estadual da Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Marilia Marton. “É gratificante ver toda essa energia, esse amor e essa entrega da juventude. E, para nós, que estamos do lado de cá, isso nos fortalece. Afinal, a cultura é isso. E ter essa sintonia e conexão com Deus é o que faz essa grande energia. Esse é um canal de fazer o bem e a Secretaria da Cultura sempre estará por perto desse trabalho, buscando oportunizar os jovens de bem para sempre desenvolverem uma cultura ainda melhor para o nosso País”, enfatizou Marília.

Além da capital paulista, o evento também aconteceu em diversas cidades do Brasil, reunindo cerca de 160 mil participantes. Vale destacar que, durante a realização, 1500 jovens tiveram a oportunidade de conhecer pela primeira vez o interior do Templo de Salomão.

Acompanhe as páginas oficiais do grupo FJU no Instagram, Facebook e YouTube para saber as novidades.

imagem do author
Colaborador

Isabel Tavares / Fotos: Guilherme Branco