“Termino com meu namorado ou deixo meus amigos?”

Imagem de capa - “Termino com meu namorado ou deixo meus amigos?”

A aluna Alessandra contou aos professores do programa Escola do Amor Responde, Renato e Cristiane Cardoso, que o namorado tem demonstrado bastante ciúme de suas amizades e cogitou terminar o relacionamento por causa disso. Ela ainda disse que prefere terminar com ele a cortar o contato com os amigos. Confira o conselho que o casal deu a ela.

ALESSANDRA – Meu namorado está com muito ciúme dos meus amigos e até já cogitou terminar o namoro. A minha pergunta é: deixo meus amigos ou que ele termine nosso relacionamento? Eu prefiro que ele termine, não quero deixar minhas amizades, até porque ele também tem as dele. Estou errada?

RENATO – A questão aqui é mais profunda do que isso. A pergunta não deve ser se você aceita o que ele está exigindo ou se bate o pé e mantém sua posição. O questionamento é: por que ele se incomoda? Realmente são amizades que não são saudáveis para o relacionamento, é uma insegurança da parte dele ou ele tem uma natureza controladora e quer tomar posse de você?

CRISTIANE – Um ponto que muitas pessoas não levam em consideração é que muitas atitudes que acontecem no relacionamento decorrem de como elas se conheceram. Vamos supor que o seu namorado começou uma amizade com você em uma rede social ou em uma festa e a partir daí vocês começaram um relacionamento. Na cabeça dele, isso vai se repetir e daí vem a insegurança dele.

RENATO – Por isso ele quer eliminar o meio pelo qual vocês se conheceram. Se foi na balada, ele não quer que você vá à balada; se foi na rede social, ele não quer que você tenha rede social e contato com suas amigas, pois daí vem essa suspeita dele.

CRISTIANE – Tudo tem que ser avaliado, mas você tem que entender que o relacionamento saudável exige sacrifícios. Por mais que hoje você não queira deixar as suas amizades, um dia você terá que sacrificá-las pelo seu relacionamento. Não quero dizer todas as amizades, mas, às vezes, elas não combinam com a situação. Por exemplo, se você está comprometida, namorando, casada ou noiva, manter uma amizade com o sexo oposto é, no mínimo, estranho. Para o bem do relacionamento, é preciso que vocês tenham amizades em comum. Se você ficar com essa ideia de que “nunca vou mudar isso”, poderá ter dificuldade de achar alguém que vai querer compartilhar você com essas amizades. Entenda que o relacionamento muda a nossa vida, principalmente depois que casamos, mas as pessoas querem que tudo seja à sua maneira, sem que precisem se adaptar.

RENATO – Exatamente. Querem tudo e não querem abrir mão de nada. Querem chegar a um lugar melhor, por exemplo, sem sair de onde estão, o que simplesmente não é possível.

Acompanhe o Escola do Amor Responde pela Rede Aleluia, de segunda a sexta-feira, às 6h30 e às 11h30, ou pelo site blogs.universal.org/renatocardoso/escola

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: Comeback Images/getty images