Tosse insistente pode ser sinal de um problema grave
Muitos motivos podem causar essa reação que é um reflexo natural do organismo. Entenda
Vez ou outra acabamos tossindo: pelo tempo seco, após aspirar fumaça ou cheiro forte, por uma gripe. Muitos motivos podem causar essa reação que é um reflexo natural do organismo para proteção das vias respiratórias e eliminação de secreções, vírus, bactérias, etc.
Mas por ser comum, muitas pessoas a ignoram como um alerta para um problema mais grave e deixam que ela persista por semanas, e até meses, sem procurar um especialista. “A tosse é preocupante quando persiste mais de 5 dias, quando gera desconfortos intensos ou falta de ar. Também, quando é acompanhada de secreção muito amarelada ou esverdeada e quando contém sangue”, explica o otorrinolaringologista Dr. Jamal Azzam.
A tosse também pode ser sinal de outros problemas, nem sempre só do trato respiratório. Azzam enumera alguns deles:
- Alergias respiratórias;
- Infecções crônicas;
- Refluxo;
- Laringite;
- Sinusite crônica;
- Coqueluche;
- Pneumonia;
- Efeito colateral de medicamentos (como os para pressão alta);
- Algumas doenças cardiológicas, entre outros.
O especialista também alerta para o perigo de tomar medicações sem orientação médica, pois o ato pode amenizar uma tosse que seja decorrente de alguma situação grave, já que o leigo não conhece todas as hipóteses e tende a ficar aliviando o que é só um sintoma, enquanto o real problema continua sem tratamento e pode levar a graves consequências.
“A automedicação é permitida em casos leves, em que não há febre, falta de ar, mal-estar e, no máximo, durante 3 a 5 dias. A tosse é um sintoma muito comum em todo mundo e isso ajuda a subestimar causas graves. Caso ela persista por mais de 5 dias, procure sempre o médico”, orienta o especialista.
Gostou? Compartilhe nas redes sociais!