Trabalho voluntário ajuda jovens na escolha da profissão
Programa oferece a vivência em carreiras da Comunicação Social a 7 mil estudantes
Pesquisa divulgada pelo Guia do Estudante afirma que cerca de 900 mil universitários trancam cursos, ou mudam de área ao longo da formação. Um modo de escolher a carreira sem errar, é o contato com a prática profissional proporcionada por trabalhos voluntários.
A Força Jovem Universal (FJU) oferece desde 1977 a possibilidade de experimentar o mercado da Comunicação Social, por intermédio do projeto Mídia FJU.
No Brasil, cerca de 7 mil jovens integram voluntariamente o projeto que é responsável pela divulgação das ações, eventos e reuniões da FJU. O projeto deixa à disposição dos voluntários a escolha na participação, conforme seu interesse de aprendizado, podendo adquirir conhecimento nas áreas de audiovisual, design, fotografia, jornalismo e marketing.
No grupo, além das trocas de experiências e conhecimento, os jovens também participam de workshops, palestras e oficinas sobre a área da comunicação.
Escolha certeira
Ela se formou em Ciências Contábeis e chegou a trabalhar na área, mas, ainda assim, não se sentia feliz. Hoje, a fotógrafa Damilly Moura Lisboa, 30 anos, relembra quando entrou para o Mídia FJU há 5 anos, e como isso mudou a sua vida profissional. “Se não fosse o projeto, provavelmente eu não estaria trabalhando hoje com o que amo, pois foi através dele que comecei a fotografar”.
Damilly conta que quando começou a trabalhar com fotografia “foi uma paixão logo de cara. Saí da empresa onde trabalhava, que era uma ótima multinacional, e passei a me dedicar à fotografia”.
Através do projeto que é conhecido como “a voz da FJU”, muitos jovens descobrem o seu talento e têm a oportunidade de desenvolvê-lo.
Esse foi o caso do jovem empreendedor, Vinicius Gomes, 19 anos, que estava começando a aprender a editar vídeos quando, há 5 anos atrás, foi convidado para entrar no projeto. Ele viu no Mídia FJU uma oportunidade de se aprofundar na área. Hoje, recém graduado em produção audiovisual, é grato por tudo o que aprendeu no grupo.
“Eu não pensava em trabalhar com isso, mas aí eu descobri o talento na área e decidi seguir carreira”, conta Vinicius que hoje trabalha com fotografia, filmagem e edição de vídeo.
Para participar do grupo, os interessados devem participar do CPM (Curso Preparatório Mídia) que consiste em ensinar o voluntário sobre a estrutura e objetivo do projeto. Também é oferecido o CIM (Capacitação Intensiva Mídia), onde os voluntários mais antigos compartilham o conhecimento com os mais novos.
A força dos jovens
A Força Jovem Universal foi formada em 1977. É um grupo de jovens voluntários que tem por objetivo ajudar outros adolescentes sem perspectiva de vida. A FJU está presente em países das Américas, da Europa, da África, da Oceania e da Ásia.
O programa realiza eventos de caráter social sobre bullying, automutilação, depressão e outros temas relacionados à juventude. Organiza, também, torneios esportivos, shows, competições de dança e música, gincanas e cursos.
O programa social promove, ainda, campanhas de doação de sangue, ações de solidariedade, faz visitas a hospitais, asilos e orfanatos.