Tragédia evitada e o apoio do FTU a alunos do Acre
Planejamento de massacre em escola do Acre é descoberto a tempo. FTU realizou palestra motivacional para ajudar os alunos
Por pouco uma escola pública do município de Porto Acre, no interior do estado do Acre, não foi palco de uma tragédia. Por meio de denúncia anônima, descobriu-se que dois alunos – um de 12 anos e outro de 14 anos – levaram uma faca para a escola, mostraram aos colegas e planejaram um massacre para 27 de julho. A motivação teria sido um caso de bullying.
Detalhes:
- O denunciante disse que mensagens de Whatsapp confirmam o planejamento do massacre. Além disso, tragédia era inspirada no caso de Columbine, nos Estados Unidos, em 1999. “Tem uma mesa na escola que eles escreveram Columbine”, relatou o denunciante anônimo.
- A motivação para o massacre teria relação com o bullying. “Ele disse que teve um dia que o chamaram de fraco e que ele ia mostrar pra todo mundo quem ele era”, acrescentou a fonte.
- A Secretaria de Estado de Educação confirmou as informações. Dessa forma, a diretoria da escola conversou com os pais, comunicou autoridades e registrou boletim de ocorrência.
Atuação do FTU:
- Nariane Ferreira é uma das conselheiras do Força Teen Universal (FTU) do município e foi informada sobre o caso por um dos adolescentes. Logo após, ela entrou em contato com a escola e sugeriu que o grupo realizasse uma palestra no local, para ajudar os alunos.
- No dia 26/07 uma equipe de voluntários realizou um grande evento que beneficiou, assim, estudantes, professores e funcionários. “Nós fizemos a palestra motivacional, tivemos o cantinho do desabafo, distribuímos cartas com mensagens positivas, realizamos dinâmicas e atendimento pelos conselheiros. A reação dos alunos foi muito boa, alguns se comoveram, houve uma mudança no ambiente”, disse o Pastor João Neto, responsável pelo projeto no estado.
Resultados:
- O efeito do trabalho foi extremamente positivo e colaborou no dia a dia da escola. “A equipe era bem preparada, houve interação com os alunos, foi bastante proveitoso”, comentou a professora Sueli Miranda.
- “A presença do grupo foi muito importante para nós, essa rede do bem se uniu em prol das nossas crianças, da nossa escola, isso é de fundamental importância. Enfrentamos muitos problemas, foram momentos difíceis, não só para as turmas, mas para a escola como um todo. Tenho certeza que vai brotar uma esperança no coração deles”, afirmou a coordenadora Deyse Souza.
Saiba mais:
Acesse o Instagram do grupo para ver mais ações e atividades do FTU. Ademais, você também pode ir à Universal mais próxima de sua casa para ver o que o projeto realiza na sua região.