Transformação e Fé: Lições do poço à restauração

Saiba como foi a palestra da Terapia do Amor desta quinta-feira (9)

Imagem de capa - Transformação e Fé: Lições do poço à restauração

Na palestra da Terapia do Amor, realizada nesta quinta-feira (9), no Templo de Salomão, o Bispo Márcio Carotti e sua esposa, Danielle Carotti, ensinaram lições valiosas para casais e solteiros terem uma vida amorosa abençoada.

Na ocasião, o Bispo relatou a história do encontro do Senhor Jesus com a mulher samaritana, descrita no evangelho de João, capítulo 4, versículo 1 ao 19.

Um encontro transformador:

O episódio começa quando Jesus, cansado de sua jornada, encontra-se com a mulher à beira de um poço. Ele pede a ela água para beber, rompendo barreiras culturais, já que judeus e samaritanos não se comunicavam. Durante o diálogo, Jesus revela conhecer os dilemas pessoais da mulher, mencionando seus cinco casamentos fracassados e sua atual relação. Essa revelação não a condenou, mas abriu espaço para transformação e para o reconhecimento de Jesus como Messias.

Jesus usou a expressão da “água viva” para ensinar sobre a fonte espiritual que Ele oferece, afirmando que quem a recebe nunca mais terá sede, pois essa água se torna uma fonte eterna dentro da pessoa.

  • “Você vê que Jesus confrontou aquela mulher, mas não a condenou, ela foi buscar água e encontra ali a fonte da vida, e qual a primeira lição que nós tiramos disso tudo? Que a fonte própria que a mulher não tinha dentro dela, é o que Jesus queria dar a ela”, disse o Bispo.

Casos de Transformação:

Entre os destaques da reflexão, foi compartilhada a história do casal Paulo e Irene, (foto ao lado) que enfrentou crises profundas. Casados há 12 anos, mas vivendo como solteiros, ambos enfrentaram problemas de vício em bebida, traições e um distanciamento emocional que quase os levou à separação.

Irene, sustentada por seus valores e pela ideia de que o casamento é para toda a vida, decidiu lutar pela restauração. Ela buscou apoio nas palestras [da Terapia do Amor], onde aprendeu a confiar em Deus, perseverar e agir com sabedoria.

Durante o processo, Irene perdoou o marido e até mesmo a amante, transformando sua atitude e postura em relação aos desafios.

Paulo, por sua vez, começou a notar mudanças em Irene. Ao perceber que ela não mais implorava por sua presença e demonstrava confiança e serenidade, ele passou a se reaproximar. A partir disso, começou a participar das palestras e, juntos, iniciaram um processo de restauração.

A luta pela transformação:

A jornada do casal foi marcada pela perseverança, mesmo em meio a retrocessos. Segundo Irene, houve momentos em que parecia impossível continuar, mas sua fé a sustentou. Paulo enfrentou idas e vindas até se libertar do vício e decidir, de forma definitiva, voltar para sua família.

Hoje, o casal comemora 38 anos de união, com um casamento restaurado e fortalecido. Ambos relatam que a base da relação agora é a confiança, a transparência e a prática do que aprenderam sobre o amor inteligente.

Lições para a Vida:

Assim como a mulher samaritana encontrou transformação ao aceitar a “água viva” oferecida por Jesus, Paulo e Irene testemunham que a mudança interior, baseada na fé e na comunhão com Deus, é essencial para enfrentar e superar crises.

A reflexão final enfatiza que a restauração depende de uma decisão individual de confiar, lutar e se sustentar na fonte que é Jesus. Assim, é possível recomeçar, transformar relacionamentos e construir um futuro melhor.

Participe da Terapia do Amor:

A Terapia do Amor é uma palestra focada no sucesso da vida amorosa. Nela, os palestrantes conversam, aconselham e dão dicas aos casais e também aos solteiros sobre como podem se comportar no relacionamento ou enquanto esperam pela pessoa amada.

Participe, você também, às quintas-feiras, da Terapia do Amor. O encontro acontece no Templo de Salomão, e em outras localidades (confira aqui os endereços).

Você também pode assistir à palestra completa no univervideo.com

imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Foto: iStock e Reprodução