Transforme sua fraqueza em força
O Bispo Renato Cardoso ensina como. Saiba mais
O primeiro livro da Bíblia, Gênesis, trata sobre a origem da vida, mas, não somente isso. Ele revela, sobretudo, a razão de o mundo ter se tornado o que é hoje. É o que afirma o Bispo Renato Cardoso.
Ele observa, ainda, que os três primeiros capítulos do livro dão uma visão panorâmica e espiritual acerca disso.
“Ora, a serpente era mais astuta que todos os animais do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?” Genesis 3.1
Sementes malignas
O Bispo Renato chama atenção para este versículo, pois segundo ele, mostra a astúcia do diabo ao distorcer as palavras de Deus. “Ele sabia que não era isso que Deus tinha falado, mas preparou a pergunta para ter a resposta que queria. E Eva deu a resposta que ele queria”, explicou.
“E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos. Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis”. Gênesis 3:2-4
A intenção do diabo era plantar no coração da mulher as sementes da dúvida e da curiosidade. E conseguiu.
O ser humano deseja conhecer o mal
“Assim como ele falou com Eva, tem falado com as pessoas com respeito ao pecado”, assegurou o Bispo Renato. A exemplo do que acontece com os jovens, que se deixam influenciar pelos “amigos”, que os induzem a usar drogas pela primeira vez. “Vamos, experimenta! Você não vai ficar viciado, vai se sentir muito bem”.
Ou seja, o diabo trabalha com a curiosidade e passa a ilusão de que nada de ruim irá acontecer, se a pessoa praticar o que é mal, se ela desobedecer. “Ele pinta o pecado como se fosse uma obra de arte e seduz a pessoa”, destaca o Bispo.
“Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” Gênesis 3:5
Por causa dessa curiosidade, muitos que nasceram e cresceram num ambiente cristão, quando chegam na adolescência, desejam conhecer o mundo, saber como é. Eles querem conhecer o gosto do pecado.
O perigo das más amizades
Devido à teimosia espiritual, muitos têm caído, porque querem ser conhecedores do bem e do mal. Por isso, sofrem, assim como Adão e Eva sofreram.
“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” Genesis 3:6
Nisto, nota-se o poder de influência da mulher e a importância de escolher bem as amizades, a fim de não se deixar influenciar pelos maus exemplos.
O diabo conhece o seu ponto fraco
De acordo com o Bispo Renato, o diabo se aproveitou do poder de persuasão da mulher para levar Adão a pecar. Contudo, deixa claro que isso não faz de Adão uma vítima, pelo contrário, ele é tão culpado quanto ela.
“O diabo usou a sedução da mulher para amolecer o coração do homem. E, assim, ele sabe por onde chegar até você. Ele sabe o que te seduz. Pode ser mulher, dinheiro, poder, posição, vaidade, ambição. Ele sempre vai trazer aquilo que você tem uma inclinação. Ele estuda você, assim como estudou Eva. Ele sabe onde está sua fraqueza”, alerta o Bispo.
Qual lição podemos tirar disso?
Analise a si mesmo. Qual é a sua fraqueza? O que o diabo tem usado contra você para lhe seduzir? Onde está sua fraqueza, está a sua queda.
Então, o que fazer? Você precisa transformar essa fraqueza em força. E a única maneira de fazer isso é por meio do sacrifício.
“Se você conhece o seu ponto fraco, então sacrifique. Vá contra a sua vontade, contra a sua carne, e não dar abertura ao diabo para entrar na sua vida. O seu ponto fraco pode se tornar sua força, se você sacrificar”, ensina o Bispo.