Desafio leva menino de 12 anos à parada cardíaca após inalar desodorante

A prática é conhecida como "chroming" nas redes sociais

Imagem de capa - Desafio leva menino de 12 anos à parada cardíaca após inalar desodorante

Ao seguir um desafio de internet e inalar uma lata de desodorante aerossol, Cesar Watson-King, de 12 anos de idade, sofreu uma parada cardíaca e convulsões. O adolescente ficou internado por oito dias e só sobreviveu porque foi encontrado a tempo por sua mãe, que realizou os primeiros socorros enquanto a ambulância estava a caminho.

O caso aconteceu no mês passado em Doncaster, na Inglaterra, mas veio a público recentemente, por meio de uma publicação do jornal Daily Mirror, com o objetivo de alertar os pais quanto à prática dos perigosos desafios propagados na internet.

Uma tendência chamada “chroming”

De acordo com o periódico, Cesar inalou o solvente afim de praticar o chroming – ou cromagem, em português -, uma espécie de uso recreativo de drogas compartilhado nas redes sociais, que se resume em inalar vapores tóxicos, como o de desodorante, spray de cabelo, mascador e removedor de esmalte, até atingir um suposto efeito alucinógeno.

Essa tendência, embora ainda desconhecida por muitos pais e responsáveis, já está em circulação na internet há anos e coleciona vítimas por todo o mundo, inclusive no Brasil.

Em 2022, o mineiro João Victor Santos Mapa morreu aos 10 anos após seguir o mesmo desafio e inalar o produto.

Quais os ricos ao inalar gases tóxicos em excesso?

Desodorantes aerossóis contém diferentes substâncias químicas em sua composição, entre elas, éter, álcool, alumínio e gases como o isubotano, e a respiração dos seus componentes oferece sintomas graves:

  • arritmia cardíaca;
  • alteração no sistema nervoso central (dores de cabeça, tonturas, alucinação, fala arrastada)
  • falta de ar;
  • e reações alérgicas como edema de glote, que compromete a entrada de ar.

Cuidado com as tendências

É inegável: o acesso precoce e sem limites à internet colocam em risco a saúde e à integridade de crianças e adolescentes por todo o mundo. Por isso, fique atento ao tipo de conteúdo que seu filho(a) está consumindo e certifique-se que ele(a) não seja mais uma vítima das conhecidas tendências. Nenhum cuidado é pouco.

Leia também: Conteúdos de curta duração podem ser prejudiciais ao cérebro

Conheça o FTU:

O Força Teen Universal (FTU) é o grupo da Universal totalmente voltado para adolescentes de 11 a 15 anos.  Sua missão é proteger os adolescentes dos males e perigos que o mundo oferece como a violência e a indução ao mau comportamento, e, para isso, promove os ensinamentos bíblicos e a união familiar por meio de encontros, bate-papos, feiras de conhecimento bíblico, eventos musicais e esportivos, entre outras atividades. Tudo isso contribui para o exercício de princípios como o respeito, a amizade e a dedicação, aprendizados que se estendem a diferentes contextos e ambientes de convívio dos adolescentes.

Saiba mais:

Se você tem entre 11 e 15 anos e deseja fazer parte do FTU, procure um templo da Universal mais próximo de sua localidade e fale com um responsável.

 

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Fotos: iStock e Reprodução/Facebook