Três fontes de ansiedade e como fechá-las
Existem três fontes de ansiedade. A primeira fonte consiste em focar naquilo que você não tem, como não ter dinheiro para comprar aquilo que deseja ou ansiar por algo e não poder adquiri-lo. Isso porque, quando a pessoa foca no que ela não tem, ela se esquece do que tem, torna-se mais ingrata e, em vez de viver o momento, pensa sempre no amanhã. Por isso, tenha cuidado ao focar naquilo que você não tem. O antídoto para essa ansiedade é focar no que você possui, ser grato e dar valor ao que você já tem. Quantas mulheres, por exemplo, focam no marido das outras e não no seu ou vice-versa? Quantas pessoas focam no emprego que não têm e se esquecem daquilo que têm em mãos? Dessa forma, elas vivem ansiosas.
Outra fonte de ansiedade é olhar a vida dos outros. A ansiedade e a depressão cresceram de mãos dadas com o advento das redes sociais.
Antigamente, você tinha apenas a grama do vizinho para olhar e hoje em dia você tem diversas vidas para acompanhar por meio das mídias.
Hoje você tem inúmeras redes sociais ao seu dispor para observar a vida de milhões de pessoas. Você tem diversos canais na TV, vídeos, músicas, séries, ou seja, são tantas informações enchendo os seus olhos que, quando você compara a sua vida com a dos outros, julga a sua vida desgraçada e miserável. Então, se você está tendo problemas de ansiedade, reveja sua atividade na internet e quanto tempo você passa contemplando a vida de outras pessoas.
O fato de você não saber o que fazer em relação à sua situação é outra fonte de ansiedade. Quando você tem um problema e sabe pelo menos o que fazer para resolvê-lo, você pode canalizar suas forças e suas energias para solucionar aquela situação, mas, quando você não sabe o que fazer e não sabe nem ao menos por onde começar, a ansiedade surge. Há pessoas, por exemplo, que, antes de pensarem na solução de uma dificuldade, logo se desesperam com outra.
As pessoas têm uma incessante ansiedade na alma, entretanto o Senhor Jesus ensinou o segredo para vencer isso. No capítulo 6 do Evangelho de Mateus, Ele instrui a buscar o Seu Reino e a Sua Justiça, pois as demais coisas serão acrescentadas. Então, se você não sabe o que fazer, busque a Deus, peça ajuda a Ele e entregue a sua vida ao Senhor Jesus. Entenda que você sempre terá problemas, mas que é o Espírito de Deus que irá guiá-lo até o fim.