Trump toma posse do cargo de presidente dos Estados Unidos
Momento histórico contou com diversas declarações de fé do republicano
Na tarde desta segunda-feira (20), Donald Trump se tornou o 47º presidente eleito dos Estados Unidos. A Cerimônia de posse aconteceu no Capitólio, local onde o Congresso se reúne para redigir as leis. Aos 78 anos, o republicano se torna o mais velho chefe de Estado estadunidense a tomar posse.
Detalhes:
Políticos, empresários e celebridades participaram do momento: ex- presidentes como Bill Clinton, George Bush, Barack Obama, Joe Biden, Kamala Harris (sua concorrente ao cargo de presidente); da mesma forma, os empresários Mark Zuckerberg e Elon Musk assistiram à posse.
Com uma das mãos sobre uma Bíblia herdada de sua mãe, Trump jurou “proteger a Constituição”.
Depois do juramento, em seu discurso, ele afirmou: “a era de ouro do país começa agora. Investiremos na segurança do país e não agiremos como governos anteriores, que investiam na segurança exterior”.
Neste momento, ele lembrou o ataque sofrido em 2024, durante um comício na Pensilvânia. “Agradeço a Deus pelo livramento e creio que fui salvo para um objetivo: fazer os Estados Unidos grande de novo“, disse, seguido de aplausos.
Exaltação e honra a Deus
Aliás, ainda em seu discurso, o presidente exaltou ao Senhor em diversos momentos, confiando o mandato em Suas Mãos e afirmando: “não podemos nos esquecer dEle”.
Ele também surpreendeu ao agradecer à comunidade negra e hispana pelo apoio na candidatura e que lembrará deles no mandato. “Às comunidades negras e hispânicas, gostaria de agradecer-lhes pela tremenda confiança e amor que me mostraram. Eu ouvi suas vozes na campanha e estou ansioso para trabalhar com vocês nos próximos anos. Hoje é o dia de Martin Luther King e em sua honra, vamos fazer seu sonho se tornar realidade”.
Por fim, reafirmou o compromisso de fazer do país uma nação segura para todas as cores, raças e religiões e finalizou com a conhecida frase: “Deus abençoe a América”.
Leia também:
Assista à íntegra do primeiro discurso de Donald Trump
Netanyahu afirma a Trump que “dias mais belos” de sua aliança estão por vir