Tudo o que o homem semear também ceifará
A Palavra diz que o homem não deve zombar de Deus, mas a pessoa que comete injustiças imagina que ficará imune. Os transgressores não serão absolvidos e, caso não paguem na justiça dos homens, pagarão na Justiça de Deus. O que está prometido se concretizará. Seja a pessoa boa, seja má, ela colherá aquilo que plantar.
Vivemos em um mundo onde os valores estão invertidos, onde há ilusões, mentiras e fantasias, e todos estamos sujeitos ao erro. Assim, como saber se estamos fazendo escolhas certas?
Em Salmos 25.12 está escrito: “Qual é o homem que teme ao Senhor? Ele o ensinará no caminho que deve andar”. Deus ensina o que é certo e quem não teme a Ele dará com os “burros na água”. Deus nos conduz, nos ensina e nos auxilia, quando obedecemos à Sua Palavra.
Um dos mandamentos diz: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Êxodo 20.12). Mas o que se vê são muitos jovens perdidos nas drogas, desorientados. Por não terem honrado pai e mãe, morrem estupidamente. Não adianta a pessoa querer fugir da Lei de Deus: ela pode se fazer de surda, entretanto colherá todos os frutos do seu plantio.
É preciso fazer uma análise da sua vida. O que você colher mostrará o que está plantando. Muitos, por exemplo, mentem, passam os outros para trás, fazem tudo o que é incorreto, contudo não devem ter dúvida de que todos os frutos serão colhidos. Os frutos da obediência são doces e os da desobediência são amargos. Se você se casa na cobiça, de maneira errada, pode ter certeza de que esse casamento não subsistirá.
Está nas suas mãos. Se você estiver em dúvida de como prosseguir, mas estiver vivendo segundo os Mandamentos do Senhor, Ele o ajudará a tomar as decisões. Não adianta ser caridoso ou bondoso, se você tomar a decisão errada, colherá os frutos mais cedo ou mais tarde.