Tudo passa. A que você vai se apegar?
Diante da brevidade das coisas, entenda em que realmente vale a pena investir
Mulheres que dão muita atenção ao que é passageiro correm o risco de perderem muito tempo com futilidades, observou a escritora Cristiane Cardoso durante um episódio recente da Meditação da Palavra, transmitido pelo Univer Vídeo. Para esclarecer quais são os riscos dessa postura, ela citou a passagem bíblica com a resposta do Senhor Jesus aos que estavam admirando o Templo: “E, dizendo alguns a respeito do templo, que estava ornado de formosas pedras e dádivas, disse: Quanto a estas coisas que vedes, dias virão em que não se deixará pedra sobre pedra, que não seja derrubada” (Lucas 21.5-6).
De acordo com Cristiane, a resposta de Jesus é um lembrete de que tudo, por mais belo que seja, vai acabar. Apesar dessa lição tão valiosa, Cristiane lembrou que, infelizmente, as pessoas tendem a dar muita importância à aparência, à casa onde moram, aos bens materiais, a tudo que é passageiro e deixam de investir no que é duradouro.
O que não passa
Investir na vida espiritual é se dedicar a algo que não passa e a Palavra de Deus é o melhor exemplo. Para começar esse investimento, é possível, por exemplo, meditar todo dia pela manhã em um livro da Bíblia. Não se trata de uma meta de leitura, mas de um hábito que envolve refletir no que leu e poder contar com a explicação do próprio Autor, que é Deus. Cristiane ensinou que isso pode ser feito por meio de frases como: “eu quero entender, meu Deus, o que tem aqui ou por que o Senhor falou isso”. Segundo ela, o resultado desse investimento é surpreendente porque, ao investir em seu interior, a pessoa poderá compreender melhor a vida.
Outro resultado evidente dessa iniciativa é que, ao melhorar sua vida espiritual, a pessoa pode atrair outras para a fé, pois falará com sabedoria e iluminará a vida de todos ao redor, já que a Palavra de Deus é luz. “Você está iluminando quando está na fé. Você fica uma pessoa mais bonita, tem mais bom senso, erra menos e fica esperta, não no sentido de ser ‘a espertalhona’, mas no de entender rápido as coisas porque sua mente está acordada, está viva. Você fica mais inteligente e não perde mais tempo com besteira porque investiu na sua mente, no seu espírito. A única forma de investir no espírito é por meio da Palavra de Deus. Não existe outra forma”, garantiu.
Ela esclareceu que se dedicar à fé não significa que não se deva cuidar da aparência ou de certas coisas passageiras, mas que não vale a pena se desgastar com tais coisas, pois a ânsia de impressionar os outros pode se tornar vaidade.