Turquia: um lugar muito relacionado com a Bíblia
Recentemente, um terremoto grandioso teve o país como epicentro
No dia 6 de fevereiro, ocorreu um terremoto fortíssimo com epicentro na Turquia. Porém, o abalo se alastrou para Israel, Chipre, Líbano, Síria, Grécia, Jordânia, Geórgia, Armênia e Iraque. Posteriormente, ocorreram outros tremores. Você pode ler mais sobre isso aqui, aqui e aqui.
O que observar:
Chama atenção o fato de um terremoto dessa proporção ter acontecido em uma cidade tão citada na Bíblia. Nós sabemos que Deus trabalha com sinais para alertar a humanidade sobre o que Ele nos antecipou para o fim do mundo que conhecemos. Assim, Ele deixa claro: “E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu” (Lucas 21:11).
Então, confira abaixo fatos que relacionam a Turquia com a Bíblia:
- Paulo nasceu na Turquia, em Tarso (Atos 9:11).
- João se mudou para a Turquia 20 anos depois da ressurreição do Senhor Jesus.
- O apóstolo João também foi levado para a ilha de Patmos e, ali, recebeu a revelação do Senhor Jesus sobre as sete igrejas do Apocalipse. Todas elas na Turquia (Apocalipse 2 e 3).
- Filipe, Pedro, Paulo e João atuaram junto aos cristãos na Turquia.
- Antioquia, famoso local na Bíblia onde o evangelho foi pregado pelos apóstolos, é na Turquia (Atos 6:5 e Gálatas 2:11).
- Os locais turcos citados no Antigo Testamento também são inúmeros. Por exemplo, Abraão manda seu servo escolher uma esposa para Isaque na região da Turquia (Gênesis 24).
- A Arca de Noé pousou após o dilúvio no monte Ararate, na Turquia (Gênesis 8:4).
- O apóstolo Paulo fez três viagens à Capadócia, que é na Turquia (Atos 2:9).
- Os gálatas, que receberam as cartas de Paulo, estavam na Turquia, na região da Galácia (Atos 16.6).
- A carta aos colossenses foi dirigida, como o nome sugere, à igreja localizada na cidade turca de Colossos, perto de Laodiceia (Colossenses 1:2).
- Os rios Tigres e Eufrates, muito mencionados no Antigo Testamento, passam pela Turquia.
- Éfeso, local em que o apóstolo Paulo pregou contra a deusa Diana, é na Turquia.
- Paulo, igualmente, tem uma carta bíblica destinada para Éfeso.
- Deus falou com o apóstolo Paulo em Trôade, na Turquia, para que ele fosse à Macedônia (Atos 16:8). Paulo também pregou em Trôade.