“Um amigo da minha namorada começou a gostar dela”

Imagem de capa - “Um amigo da minha namorada começou a gostar dela”

No programa Escola do Amor Responde, um aluno que não quis se identificar comentou que um amigo da namorada dele começou a gostar dela e, inclusive, se declarou para a moça. O aluno disse que achou que a namorada não manteria a amizade e se afastaria do rapaz, mas isso não ocorreu. O aluno, então, pediu a ela que se afastasse do amigo, mas ela não o escutou. Ele disse que se sente desrespeitado. O aluno comentou que estava com vontade de terminar a relação, pois, entre outros problemas, a namorada disse que chamaria o amigo para ser padrinho de casamento deles. Ele pediu aconselhamento aos professores Renato e Cristiane Cardoso de como deve agir diante dessa situação.

ALUNO – Um amigo da minha namorada começou a gostar dela e, há algum tempo, se declarou para ela. Nós já estávamos juntos. Ela disse que não queria nada com ele, mas eu esperava que ela tivesse consciência de que manter a amizade com ele não seria legal e se afastaria, o que não aconteceu. Pedi várias vezes que ela se afastasse, mas ela não o fez. Sinto-me desrespeitado, pois acredito que isso nem deveria ser pedido. Eles têm amigos em comum, o que dificulta um pouco, mas, com uma atitude dela, o problema seria resolvido. Já discutimos várias vezes e até pensei em terminar quando, ao conversar sobre nosso casamento, ela mencionou que o convidaria para ser padrinho. Não acho que eu tenha o direito de controlar as amizades dela, mas, quando isso afeta o relacionamento, o problema precisa ser resolvido. Em outras situações, quando pessoas se interessaram por ela, ela se afastou imediatamente, sem que eu pedisse, mas, com esse rapaz, está complicado.

RENATO – Você pensou em terminar? Eu, no seu lugar, já teria terminado essa relação. Você está sendo muito paciente. Embora você não tenha o direito de ditar com quem ela se relaciona, nesse caso, o rapaz se declarou para ela sabendo que ela está em um relacionamento e, mesmo assim, ela mantém contato e até pensa em convidá-lo para o casamento de vocês. Algo está errado.

CRISTIANE – Se a situação fosse inversa, será que ela aceitaria que você mantivesse amizade com uma mulher que fosse apaixonada por você?

RENATO – Vocês estão falando de casamento e esse assunto precisa ser resolvido antes dele. Ela deveria entender que você está no seu direito. Se fosse o contrário, ela certamente não aceitaria. Ela parece estar precisando de um “balde de água fria” e você também precisa enxergar que é hora de definir limites no relacionamento, tanto para ela quanto para si mesmo.

CRISTIANE – As amizades entre homens e mulheres muitas vezes acabam com uma das partes desenvolvendo sentimentos, o que pode ser problemático. Se ela não vê problema nisso e não se sente incomodada, talvez ela até goste um pouco dessa atenção.

RENATO – Não quero julgá-la, mas parece que ela está curtindo isso. Hoje em dia, muitas pessoas estão comprando a ideia de relacionamento aberto ou liberal e acham que podem ter amizades íntimas com pessoas do sexo oposto sem que isso interfira no relacionamento. Quando você pede que ela evite esse rapaz, que já demonstrou interesse por ela, ela faz você se sentir como se estivesse errado e como se fosse controlador.

CRISTIANE – Se ela insiste em querer esse homem como padrinho, em que mundo estamos?

Acompanhe o Escola do Amor Responde pela Rede Aleluia, de segunda a sexta-feira, às 6h30 e às 11h30, ou pelo site blogs.universal.org/renatocardoso/escola

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Janiecbros/GettyImages