Um corpo definhando

A fé do Pastor Marco Aurélio de Jesus foi colocada à prova depois que seu corpo reagiu mal a uma cirurgia

Imagem de capa - Um corpo definhando

O Pastor Marco Aurélio Santos de Jesus, de 52 anos, já tinha orado pela cura de inúmeras pessoas e visto muitos milagres quando sua própria saúde entrou em colapso. Em abril de 2013, em busca da melhora desse aspecto, ele se submeteu a uma cirurgia bariátrica do tipo by-pass.

Sua esposa, Marta Cristiane Moreira de Jesus, de 51 anos, o auxiliou no pós-operatório e se assustou com o peso que o marido perdeu, pois a estimativa era de que fosse de 10% do peso no primeiro mês (cerca de 13 quilos), mas ele eliminou 21 quilos. “Além da perda de peso acelerada, ele sentia fraqueza. Nada parava em seu estômago. As idas ao banheiro eram muito frequentes logo após as refeições”, detalha Marta.

A justificativa dos médicos para o problema dele foi que seu organismo ainda estava se adaptando à cirurgia e às vitaminas, mas que logo tudo voltaria ao normal.

Os médicos estavam errados

Um corpo definhandoA despeito do prognóstico médico, Marco Aurélio estava definhando, como relata Marta: “A fraqueza do Marco era tão intensa que, ao atravessarmos uma rua, se um carro estivesse vindo, ele não conseguia acelerar o passo. Ele também não conseguia subir escadas e só vivia deitado. Com a perda de peso veio também a de força física.”

Apesar de ter dedicado tantos anos à Obra de Deus, ele estava gravemente doente e Marta cita que “familiares e amigos, por conta do quadro clínico, esperavam a notícia da sua morte”. O apoio do casal foi a Bíblia, que ensina que ninguém está livre de enfrentar obstáculos durante a vida terrena, nem mesmo quem professa a Palavra, e que até mesmo no leito de enfermidade o Senhor sustenta quem crê nEle (Salmos 41.3).

Ele teve de se afastar das atividades eclesiásticas para cuidar da saúde e diz como reagiu: “Eu nunca imaginei que passaria por essa situação. Para mim, o pior momento, o que mais me doía, era não fazer o que eu mais gostava, aquilo que Deus me separou para fazer”.

A Fé que mantém em pé

Oito meses depois da cirurgia, o corpo de Marco Aurélio já tinha se modificado drasticamente: seu peso passou de 128 para 50 quilos, distribuídos em 1m70 de altura.

Marco Aurélio revela que, apesar de ser pastor, questionava a razão de viver aquela situação. Um dia, ao ouvir uma pregação do Bispo Edir Macedo, ele encontrou a resposta, conforme reproduz: “Ele falou que muitas vezes, ao passarmos por uma situação difícil, ficamos procurando um erro nosso que justifique aquilo. Não há erro e o que passamos é para que possamos servir de testemunho para a grandeza de Deus e, se Ele permitiu, você pode ter certeza que o teu testemunho será grande. Aquela palavra me sustentou”.

O casal se manteve em oração. O pastor, que tantas vezes orientara outras pessoas a usarem a água consagrada, utilizava esse ponto de contato com Deus e assegura que, sem forças físicas, quem o sustentava era Deus. “Nós chamamos a atenção dEle e Ele se inclinou para nós. Foi o que nos preservou e não deixou que o desespero batesse em nós”, diz.

Deus usa meios e pessoas

Durante o tempo em que esteve enfermo, Marco Aurélio recebeu vários diagnósticos errados. Até que um gastrocirurgião explicou que o organismo dele tinha rejeitado a cirurgia e um procedimento de reversão deveria ser feito. Para isso, ele precisou ficar 15 dias internado para tomar vitaminas via cateter, pois, de outro modo, seu corpo não aguentaria a delicada e invasiva cirurgia.

A reversão da bariátrica finalmente foi realizada e um mês depois Marco Aurélio estava cumprindo seu chamado no Altar de novo. Ele conta como vê essa situação: “O Senhor deu a direção ao médico e me deu a oportunidade de voltar a pregar. Se antes eu me dedicava, hoje me dedico muito mais. Se eu já fazia com amor, hoje amo muito mais”.

Cura pela fé

Você também pode usar a fé e obter a cura para si mesmo, ou para um familiar. Participe da Corrente dos 70, que ocorre todas as terças-feiras. Encontre uma Universal mais próxima.

Atenção: A Universal ensina a prática da Fé espiritual associada ao tratamento médico recomendado a cada paciente.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Fotos: Arquivo Pessoal e Cedidas