Um homem de honra
Na minissérie A Rainha da Pérsia, Mordecai mostra que quem honra a Deus nunca será desonrado por Ele
Para discutir a importância da jovem rainha Ester na continuidade de seu povo é preciso falar também do homem que a criou como um pai. Isso fica claro na minissérie A Rainha da Pérsia, que é exibida pela Record de segunda a sexta-feira, às 21 horas, e está disponível na plataforma Univer Vídeo. Conhecer a história de Mordecai (interpretado por André Bankoff ) é aprender como ser uma pessoa honrada, não apenas por toda a honra que ele recebeu, mas, primeiramente, por seu modo de vida que honrava a Deus em tudo.
Mordecai foi um judeu que viveu na cidade de Susã, uma das capitais do Império Persa. Oficial do rei, ele cuidava dos assuntos do povo e, por isso, a Bíblia registra que ele estava sempre na entrada do palácio.
Cristiane Cardoso, autora da minissérie, conta que retratar o personagem na trama foi um alento. “Tudo que acontece na história de Ester decorre dele, do início ao fim. Ele criou a prima como se fosse sua filha e, em nome da segurança dela, a protegeu com um nome persa, pois assim ela não teria que sofrer o que muitos judeus sofriam na época. Quando ela foi levada ao palácio, a Bíblia diz que ele vivia procurando por ela, como pai cuidadoso que era. Sem contar que a humilhação e as ameaças que Mordecai sofreu por ser judeu não mudaram seus princípios nem o afastaram de Deus. Pelo contrário, ele se apegou ainda mais a Ele e levou outros tantos a fazerem o mesmo. Na verdade, Ester só fez o que fez porque Mordecai a incentivou a isso. Ele foi leal ao rei e a Deus todos os dias da sua vida e Deus o honrou de tal forma que toda vez que leio e penso a respeito disso, me emociono”, diz.
Esse caráter honrado de Mordecai influenciou Ester (Nathalia Florentino) a não se vitimizar diante das situações que viveu. “Não vemos Ester como vítima em nenhum momento de sua história e isso, com certeza, veio de sua criação, ou seja, Mordecai nunca se vitimizou por ser judeu e ajudou sua prima, que era órfã, a ver a vida da mesma forma, mostrando que tudo faz parte de uma obra maior”, explica Cristiane.
Fé assumida
No entanto, por mais temente que fosse a Deus, Mordecai também temia o que a exposição de sua fé poderia lhe causar e, por isso, ele a mantinha em segredo, “até que a própria vida e a existência de seu povo foram ameaçadas e isso o chacoalhou e movimentou a sua fé a partir para o tudo ou nada”, destaca Cristiane. A Bíblia relata que um arqui-inimigo dele e do povo judeu, Hamã (Leonardo Medeiros), tramou a destruição deles todos e preparou uma forca especialmente para Mordecai. “Não podemos esconder nossa fé, mesmo em um ambiente que seja contrário a ela. Precisamos ser definidos a ponto de sofrer por ela”, avalia Cristiane. E é diante desse posicionamento que há a grande reviravolta na história.
Por isso, Cristiane esclarece que, apesar do destaque que recebe, o livro bíblico de Ester não é apenas sobre ela, mas sobre um povo que se libertou por causa dela e de Mordecai, que estavam divina e estrategicamente posicionados. “Cada um fez a sua parte nessa linda história. Ester não poderia fazer o que Mordecai veio a fazer mais tarde, como primeiro-ministro do rei, assim como Mordecai não poderia ter feito o que Ester fez, quando pediu pelo seu povo”, conclui.
Ensinamentos para a vida:
Cristiane Cardoso destacou algumas lições que podem ser extraídas da vida de Mordecai, sendo que uma delas é direcionada especialmente para os homens. Confira:
- Não esconda a fé em Deus, pois em algum momento ela será provada e você terá que se definir e mostrar se ela é verdadeira ou só de fachada;
- Seja o melhor em tudo que faz, tendo apreciação e reconhecimento alheio ou não;
- Seja uma pessoa honrada. Quem é honroso, será honrado sempre. Mesmo quando muitos o odiarem
- Antes de esperar Deus agir, faça a sua parte jejuando e fazendo o que você pode fazer em relação ao problema;
- Lembre-se: os que se humilham serão exaltados;
- E para os homens: às vezes, as situações difíceis o estão empurrando a tomar a frente e liderar outros com a fé que Deus lhe deu.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!