Um momento especial para a família

A Bênção da Família com o Partir do Pão aconteceu na véspera de Natal e deixou lições a todos. Saiba como foi

Imagem de capa - Um momento especial para a família

A véspera de Natal costuma ser marcada pela reunião das famílias ao redor da mesa. Foi pensando nisso que, no dia 24 de dezembro, às 18 horas, as famílias cristãs foram convidadas para participar de um momento especial com a Bênção da Família com o Partir do Pão na Universal.

Conduzida pelo Bispo Edir Macedo, que estava acompanhado de sua esposa, Ester Bezerra, e do Bispo Domingos Siqueira e da esposa dele, Núbia, a reunião, que aconteceu em Lisboa, Portugal, foi celebrada simultaneamente em todo o Brasil e em outros países por meio de transmissão on-line. O Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane, que estavam em São Paulo, também participaram. O pão, que é um símbolo do Senhor Jesus, assim como outros elementos, foi consagrado na manhã do mesmo dia em todas as Universal.

Logo nos primeiros minutos da celebração, o Bispo Macedo afirmou que gosta “muito de falar em família”. Ele observou que a família é o princípio da Humanidade. “Deus criou Adão e disse que ‘não é bom que o homem esteja só’ (Gênesis 2.18), criou sua esposa e, então, a família começou”, mencionou. O Bispo destacou o fato de que, quando Deus criou Adão, ele era cheio da Presença dEle, pois não havia pecado nem mal no mundo. Apesar disso, Deus avaliou que seria bom que Adão tivesse uma mulher ao seu lado. “Você sabe que a família foi destruída por causa do pecado, mas o Senhor Jesus permaneceu com a ideia de reconstruir a família, tanto que o primeiro milagre que Ele fez foi justamente em um casamento. O casamento é a constituição da família”, continuou.

Durante a celebração, o Bispo Renato Cardoso citou o Salmo 68.6, que diz que “Deus faz que o solitário viva em família” e observou que o Senhor Jesus, quando veio a este mundo, nasceu em uma manjedoura. “Propositalmente tudo foi planejado por Deus para que Seu Filho, o Salvador, não tivesse um lugar para nascer. Então, Ele teve que ser colocado onde o cavalo se alimentava, local que serviu de berço para Ele. Isso foi para mostrar que, assim como o pão, que está na mesa do rico, do pobre, de todas as pessoas e é a comida mais acessível que existe, Jesus também é acessível a todos os que creem”, disse.

COMO GARANTIA
Na Bíblia, lê-se em Salmos 128.1-4: “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor”. Com base nessa passagem, o Bispo Macedo destacou a necessidade de se atentar à Palavra de Deus. “Primeiro Ele disse que não é bom que o homem viva só e fez uma ajudadora e, depois, o ministério do Senhor Jesus foi marcado por um milagre em uma festa de casamento. Ali, Ele abençoou e multiplicou o vinho. Deus quer multiplicar a sua vida, Ele quer fazer de você uma pessoa feliz.

O temor a Deus depende de cada um de nós, ou seja, é uma questão de decisão, não é um sentimento”, detalhou. O Bispo explicou que quem teme a Deus e obedece a Palavra dEle tem a garantia Divina de ser feliz. Em seguida, ele fez uma oração breve e poderosa para que, no partir do pão, em família, houvesse a cura das feridas físicas, espirituais e emocionais de cada um dos participantes.

FAMÍLIAS REUNIDAS
A família Nascimento foi uma das que participaram da bênção especial. O auxiliar técnico Rodrigo do Nascimento, (foto abaixo) de 41 anos, esteve ao lado de sua esposa, a corretora de saúde Lucilene Olinto do Nascimento, de 39 anos, e de sua filha, a secretária parlamentar Caroliny Olinto do Nascimento, de 19 anos, e de outros familiares. Segundo Lucilene, toda a família notou a importância desse momento logo nos preparativos. “Nós preparamos a mesa juntos e nos unimos para participar da oração.

Há muito tempo não nos reuníamos para orar juntos pela família. Então, vimos o cuidado de Deus nesse momento tão lindo. Participamos eu, meu esposo, minha mãe, minha sogra, minha filha e meu genro. Hoje temos paz em nosso lar, graças a Deus.

Por isso, o fato de nos unirmos para reconhecer que foi Ele mesmo Quem nos deu isso é um motivo de alegria”, disse. Ela ainda lembrou que hoje é comum muitas pessoas estarem aceleradas com o trabalho, com as responsabilidades e também com o celular: “isso, de certa forma, atrapalha o nosso dia a dia e dificulta a conversa. Para esse momento da oração, nós preparamos tudo juntos e participamos dessa bênção que nos trouxe mais união”.

Prestes a completar 25 anos de casados, o administrador Alvomi Machado Leitão, de 52 anos, e a contadora Vânia Lopes Leitão, (foto abaixo) de 47 anos, participaram da bênção com a filha deles, a estudante Lívia Lopes Leitão, de 19 anos, e com toda a família reunida: ao todo, eles estavam em 13 pessoas. Vânia contou que quem preparou o pão para esse momento foi a mãe dela, Maria Santana Lopes da Cunha, de 67 anos. “Ela ama cozinhar para a família e ver que todos comem com gosto, principalmente quando se trata de um alimento que se tornará espiritual”, disse. A família estava viajando e fez a oração dentro de um quarto de hotel. “Essa bênção foi de suma importância para nós, já que a Bíblia nos ensina a viver em família. Temos o privilégio de termos nossa família na Presença de Deus, enquanto vemos tantas famílias destruídas”, completou.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Fotos: cyano66/getty images / reprodução / arquivo pessoal