Um tempo para se dedicar ao que importa
O Jejum de Daniel começa em 11 de março e termina no Domingo de Páscoa, dia 31 de março. Essa é uma oportunidade para evitar as distrações do cotidiano, buscar o Espírito Santo e fortalecer a fé
Muitas pessoas esperam o momento certo para iniciar um projeto ou mudar algo em seu cotidiano, o que ocorre também em relação às decisões ligadas à vida espiritual. Se for o seu caso, não há mais desculpa: o Jejum de Daniel, que começa em 11 de março, é uma ótima oportunidade para quem busca se aproximar de Deus, fortalecer a fé e alcançar a plenitude de vida.
Neste ano, o propósito, que dura 21 dias, terminará no Domingo de Páscoa, 31 de março, data que remete à jornada do Senhor Jesus e ao Seu sacrifício, e, por isso, esses serão dias para caminhar como Ele.
Em entrevista à Folha Universal, o Bispo Adilson Silva explica que o propósito é destinado tanto a quem deseja receber o Espírito Santo quanto a quem já O tem, mas quer se consagrar a Deus.
Caminhar com Jesus
O Jejum de Daniel permitirá que os participantes se inspirem nas lições de Jesus e fortaleçam sua comunhão com o Pai para se prepararem para qualquer desafio da vida. A proposta é fazer um jejum diferente: em vez de se privar de alimentos, a pessoa deve se desvincular do excesso de conteúdos seculares, de notícias, de redes sociais e de tudo que rouba sua paz e gera ansiedade, estresse e preocupação. Dessa forma, sobrará mais tempo para investir na fé.
O Bispo Adilson afirma que o Jejum de Daniel é uma forma de detox mental. “De acordo com a Bíblia, o Espírito Santo é a mente do Senhor Jesus e o nosso espírito é a nossa mente. Então, quando nós abrimos mão das informações seculares e das distrações e nos dedicamos aos conteúdos espirituais, nossos pensamentos se enchem do Seu Espírito.”
O maior desejo da alma
Para o Bispo Adilson, esse propósito é único, pois representa um momento em que o Espírito Santo encontra maior receptividade no ser humano e mais liberdade para falar com ele. “O Jejum de Daniel é muito importante para a nossa vida espiritual. E, claro, se alguém está se apagando na fé, ele será avivado ao participar desse propósito”, avalia.
Ele diz que não há desculpa para não participar do Jejum: “quando alguém diz que não consegue fazer o Jejum de Daniel, o correto seria que ela dissesse: ‘eu não desejo tanto o Espírito Santo quanto falo que desejo’. Afinal, a partir do momento que a pessoa tem sede dEle, ela manterá o foco no Jejum e, dessa maneira, receberá o Espírito Santo”, conclui.
Decisão que traz vida
Essa jornada de 21 dias do Jejum de Daniel marcou a vida da autônoma Karina Aires da Silva, (foto abaixo) de 41 anos. Ela conta que, depois de esfriar na fé e se afastar de Deus, passou a viver tudo que desagradava a Ele. “Comecei a frequentar todos os tipos de baladas, tive diversos relacionamentos e me viciei em bebidas. Então, comecei a ter insônia, a escutar vozes e a viver angustiada e depressiva. Tentei suicídio para tirar a dor na minha alma. Eu perdi tudo”, relata.
A situação de Karina foi se deteriorando, até que ela sentiu saudades da igreja e da comunhão com Deus e quis voltar para a fé. Foi então que ela pediu ajuda a um casal de obreiros e começou a lutar para se libertar dos males que a atormentavam.
A trajetória de transformação foi longa e Karina confessa que sempre pensava em desistir de tudo, mas os obreiros não permitiam que ela retrocedesse. “Um dia eu tomei a decisão de mudar e isso ocorreu no período do propósito do Jejum de Daniel e, então, decidi fazer o que era certo. Assim, comecei a aprofundar o meu relacionamento com Deus e, cada vez que o desejo da carne vinha, eu me empenhava ainda mais nas coisas de Deus”, diz.
“A pessoa mais feliz”
Karina entendeu que precisava se preparar para vencer suas lutas e tribulações e, por isso, ela começou a ler mais a Bíblia e livros que despertavam sua fé e passou a orar e a jejuar mais. “Naquele momento eu queria mais do que tudo ter o próprio Deus dentro de mim. Por diversas vezes eu pensei que não merecia o Espírito Santo, mas não dei ouvidos a isso e investi no meu relacionamento com Ele. Foi quando, durante uma reunião, eu tive uma experiência com Deus e me senti a pessoa mais feliz e realizada. Senti um amor tão puro e genuíno que queria contar para todo mundo que a misericórdia de Deus dura para sempre”, conclui.
Dicas para participar dessa jornada
Dedique mais tempo à leitura da Bíblia, de preferência pela manhã, antes de iniciar qualquer atividade
Acesse conteúdos que contribuam para o fortalecimento da sua fé, como os que estão disponíveis no portal universal.org, na Folha Universal, na Rede Aleluia e nos blogs do Bispo Edir Macedo, do Bispo Renato Cardoso, de Cristiane Cardoso e de Viviane Freitas
Evite consumir exageradamente notícias seculares, navegar em redes sociais e perder tempo em sites de compras
Procure ir mais vezes à igreja, pois dessa forma você poderá estreitar ainda mais a sua comunhão com Deus
Faça propósitos de oração e jejum com foco na busca do Espírito Santo ou na renovação de sua fé
Abstenha-se de séries e filmes seculares e invista o seu tempo livre em produções baseadas na Palavra de Deus. A plataforma Univer Vídeo tem opções para toda a família
Consuma livros que abordam a fé para aprender mais sobre a fé e o recebimento do Espírito Santo.