Uma chance de entrega total
O Jejum de Daniel é um período cheio de oportunidades para estreitar o relacionamento com Deus e fortalecer a fé. O propósito vai até 31 de julho
O ser humano passa o dia fazendo escolhas para atender ao que é importante para o corpo, a saúde, a família e a carreira, mas, muitas vezes, deixa de lado o cuidado com seu interior. O problema é que essa negligência gera vários prejuízos. Para piorar a situação, a enxurrada de informações disponíveis nos dias de hoje destrói a paz e adoece a alma de boa parte das pessoas.
A boa notícia é que o caminho para encontrar equilíbrio e dar sentido à vida está no fortalecimento do relacionamento com Deus. O Jejum de Daniel, que começou em 11 de julho e vai até o dia 31 deste mês, é a oportunidade ideal para isso. A proposta é que, durante esses 21 dias, os participantes cuidem de seu interior e se preparem para receber o Espírito Santo.
Infelizmente, muitos brasileiros ainda têm dificuldades para filtrar o excesso de distrações a que estão sujeitos. Segundo a pesquisa Digital 2023: Global Overview Report, da DataReportal, o Brasil é o segundo país em que as pessoas passam mais tempo em frente a telas: são mais de 9 horas por dia gastas com internet.
Prioridade
Com o passar do tempo, o excesso de informações absorvidas pela pessoa diariamente pode gerar ansiedade, preocupação e perda da paz e do equilíbrio nas relações pessoais e profissionais. Para evitar esses problemas, os participantes do Jejum de Daniel devem priorizar o propósito durante todo o período em que ele ocorre.
Segundo o Bispo Edir Macedo, cada pessoa que deseja participar do Jejum de Daniel precisa avaliar como está o seu coração, pois quem entra nesse propósito querendo atender aos próprios caprichos, vaidades, desejos e cobiças não terá mudança alguma. “Deus quer descer sobre o seu coração. Mesmo que seu coração esteja cheio de pecado, entregue-o no Altar, pois, assim, Deus descerá e o transformará para que você O santifique aqui na Terra”, afirma.
Um caminho
A jornada de 21 dias no Jejum de Daniel é a preparação para a entrega da vida no Altar, mas o que isso significa? O Bispo Macedo responde: “não é dar oferta ou colocar os seus tesouros, mas colocar no Altar o que é mais difícil, que não é o físico nem o material, mas o seu coração, os seus sonhos, as suas vontades e as suas cobiças. É a entrega total do seu eu no Altar, permitindo, assim, que o Espírito Santo reine dentro de você e governe a sua vida e o seu coração. Seu coração não pode ter dois governantes, dois senhores: ou você o governa ou o Espírito Santo o faz. Se Jesus é o seu Senhor, o seu coração é conduzido por Ele. Uma vez tendo a direção do Espírito Santo, você tem paz, não fica ansioso, nervoso ou preocupado”, diz.
Definição
A copeira Jaqueline Souza, de 39 anos, conta que antes era governada por seus desejos e cobiças, até que recebeu a direção Divina. Ela diz que sua vida estava destruída e a família, fragmentada. Ela era dependente de cigarro, estava sozinha com uma filha pequena e não tinha perspectivas para o futuro.
Nesse período de sofrimento, o esposo dela, que tinha se tornado morador de rua em razão da dependência de drogas, conheceu a Universal e abraçou a chance de mudar de vida. Já livre das drogas, ele a convidou para ter a mesma oportunidade de recomeço e ela aceitou.
Com a ajuda do esposo, ela passou a lutar por sua libertação. Depois de fazer uma limpeza em seu interior, ela começou uma jornada para estruturar sua fé e se livrar do vazio que sentia. Ela foi deixando de lado as dúvidas e os anseios que não agradavam a Deus e passou a desejar o Altíssimo em sua vida. “Eu não sabia como receber o Espírito Santo. Por isso, quando o propósito do Jejum de Daniel começou, eu me lancei completamente nele. Passei a absorver o que me ajudava na fé e me afastei das distrações. Eu ouvia os programas da Rede Aleluia, assistia aos vídeos da Universal no YouTube e seguia cada ensinamento, focando cada vez mais na Palavra de Deus. Em uma das reuniões da Universal, no momento da busca, eu estava entregue e definida quando, finalmente, o Espírito Santo veio sobre mim. Eu não senti emoção, mas a certeza de que a partir daquele momento eu teria Quem me guiasse e me ajudasse em todos os momentos”, relata.
Deus quer um relacionamento próximo com todos, mas é necessário diminuir o som do mundo para ouvi-Lo. Se você deseja uma mudança de vida, procure a Universal mais perto de você e participe do Jejum de Daniel.
Dez dicas para ter sucesso no Jejum de Daniel
- 1 Deixe de lado informações seculares, exceto se você trabalha com informação ou precisa estudar. Caso seja necessário, consuma esse tipo de conteúdo com moderação
- 2 Evite assistir a jogos e a produções de entretenimento, pois elas gerarão uma distração desnecessária
- 3 Dedique mais tempo à leitura da Bíblia, de preferência pela manhã, antes de iniciar qualquer atividade
- 4 Acesse conteúdos que contribuam para o fortalecimento da sua fé, como aqueles disponíveis no portal Universal.org, na Folha Universal, na Rede Aleluia e nos blogs do Bispo Edir Macedo, do Bispo Renato Cardoso, de Cristiane Cardoso e de Viviane Freitas
- 5 Evite perder tempo em sites de compras e nas redes sociais
- 6 Dedique-se a ir mais vezes à igreja, pois com isso você poderá estreitar ainda mais a sua comunhão com Deus
- 7 Faça propósitos de oração e jejum com foco na busca do Espírito Santo ou na renovação de sua fé
- 8 Abstenha-se de séries e filmes seculares e invista o seu tempo livre em produções baseadas na Palavra de Deus. A plataforma Univer Vídeo tem opções para toda a família
- 9 Consuma livros relacionados à fé para aprender mais sobre o recebimento do Espírito Santo
- 10 Se possível, procure ler o Evangelho de João. Ele é um ótimo livro bíblico para acompanhar durante essa jornada, pois tem 21 capítulos e você pode meditar um dia em cada um deles