Uma família dividida por uma escolha
Na nova temporada da série Reis, os personagens Semaías, Amália e Joela retratam um problema que afeta muitos lares
Mesmo se tratando de uma produção bíblica com acontecimentos ocorridos há cerca de 3 mil anos, a série Reis aborda inúmeros conflitos que ainda estão presentes em nossos dias. É o caso da história dos personagens Joela (Letícia Medina), sua mãe, Amália (Karen Marinho), e seu pai, o profeta Semaías (Willian Mello), que foram apresentados na temporada anterior e continuam nesta 12ª temporada da trama, intitulada A Emboscada.
Esses personagens fazem parte de uma licença poética feita pela autora da série, Cristiane Cardoso, visto que a Bíblia não faz registro da família de Semaías, apenas menciona o contexto em que ele foi chamado por Deus para exortar o rei Roboão (Henrique Camargo/Heitor Martinez).
À Folha Universal, Cristiane Cardoso explica que “o profeta Semaías viveu em uma época muito difícil, em que o rei e o povo tinham se afastado de Deus e isso com certeza afetou a sua convivência em Jerusalém, especialmente a de sua família”. Com base nisso é que os personagens foram construídos. Por ser um levita, Semaías só poderia se casar com alguém da tribo de Levi, a mesma dele. Assim, um romance foi construído entre ele e Amália, filha do Levita Asafe (Renato Rabelo). Na história, ambos seguem fielmente o Deus de Israel e da união deles nasceu Joela (Letícia Medina).
E o que se espera de uma jovem criada dentro de princípios divinos por pais que tinham o privilégio de servir a Deus e o faziam com alegria? A expectativa é que Joela também escolhesse viver dentro desses mesmos valores e servisse a Deus. No entanto, a jovem se deixou ser atraída por tudo aquilo que cresceu ouvindo para não fazer e decidiu seguir falsos deuses. “Foi pensando nisso que construímos o conflito que Semaías e sua esposa têm com a filha, Joela. Esse é um conflito muito comum e repetitivo na vida de tantos que cresceram em um lar cristão, mas que vislumbraram o mundo e se afastaram de Deus, causando, assim, uma ruptura na família”, diz Cristiane.
Por trás da decisão
Em uma das cenas de Reis, Ana (Maressa Fernanda), esposa do rei Abias (Gabriel Vivan) e amiga de infância de Joela, revela para Amália o motivo pelo qual a amiga fez a escolha de seguir falsos deuses. As duas, como a maioria das jovens na época, suspiravam por Abias quando ele ainda era apenas o príncipe e perceberam algo em comum entre as jovens escolhidas pela mãe dele, Maaca (Juliana Knust): todas eram sacerdotisas de Aserá, uma deusa da fertilidade. Foi então que as amigas decidiram que se tornariam sacerdotisas. Com o tempo, Ana mudou o rumo de sua vida e seguiu ao Deus de Israel. Joela, por outro lado, decidiu servir a Aserá, mas não imaginava o alto preço que pagaria por essa escolha.
Fim das escolhas
Quantos jovens, iludidos com a vida de glamour vendida nas redes sociais ou por falsos amigos, se afastam da família e de seus princípios e valores para ir atrás do que consideram a melhor decisão para suas vidas? Infelizmente, essa é uma realidade para muitas famílias. Isso explica por que Cristiane optou por incluir esse drama na série: “o objetivo foi apontar um problema que é recorrente entre aqueles que crescem em um lar cristão e pensam estar perdendo a oportunidade de conhecer o mundo”, destaca.
Cristiane afirma que isso acontece porque, “por alguma razão, esses jovens acham que cresceram em desvantagem e sentem a necessidade de cometer seus próprios erros e sofrer seus próprios conflitos. E o resultado disso também é sempre o mesmo: eles sofrem muito e, por mais que alguns ainda consigam voltar para Jesus, voltam com experiências que poderiam ter sido evitadas se não tivessem se afastado de Deus. Esse foi o caso da Joela, que se aventurou como sacerdotisa de Aserá e sofreu todo tipo de abuso, perdeu oportunidades, passou vergonha, entristeceu os pais e a si mesma, além de se afastar de Deus”.
Quando questionada se a família terá um final feliz, Cristiane mantém o mistério, mas uma coisa é certa: lições valiosíssimas poderão ser aprendidas desse drama. Afinal, o conflito familiar vai revelar a condição de cada um dos envolvidos. Com Semaías, por exemplo, o público vai aprender como servir a Deus mesmo quando alguém que se ama decide não servi-Lo. Já Amália vai ensinar como reagir e confiar em Deus diante de situações que parecem impossíveis de se resolver.
Enquanto isso, o público deve aguardar para saber se Joela vai se arrepender e voltar para sua família e para Deus, ou se vai continuar comendo o pão que Aserá tem lhe oferecido. A nova temporada da série Reis está disponível com exclusividade no Univer Vídeo. Saiba mais em www.univervideo.com.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!