Uma mulher sábia e corajosa

Em Reis, veremos as nuances da história de Abigail, uma das esposas de Davi, que se destaca por sua intrepidez e sua fé inabalável

Imagem de capa - Uma mulher sábia e corajosa

Uma prática comum da época retratada na série Reis, da Record TV, era o rei ter várias esposas e também concubinas. Quanto mais filhos, mais próspero o chefe da família era considerado e, quanto ao líder da nação, muitas vezes, um novo casamento ainda simbolizava uma aliança política com outros reinos. Por isso, veremos Davi (Cirillo Luna) se casar algumas vezes.

Uma de suas amadas esposas é Abigail, interpretada por Maiara Walsh. Ela é apresentada na Bíblia como uma “mulher de bom entendimento e formosa” (1 Samuel 25.3), mas sua sabedoria e beleza não a impedem de fazer escolhas erradas e lidar com as consequências delas, como os problemas no casamento com Nabal (Vinicius Redd), um homem perverso que se indispôs com Davi.

“Abigail foi uma mulher que se destacou na Bíblia por sua iniciativa de fazer o que seu marido, Nabal, não quis fazer por Davi. A primeira questão foi entender como uma mulher sábia como Abigail foi capaz de se casar com um homem tão cruel como Nabal. Com base nessa pergunta, construí a história dela, pois, com certeza, ela foi enganada por ele e como, naquela época, o casamento era ‘até que a morte os separe’, ela teve de conviver com as maldades do marido, o que a aproximou de Deus”, declara a autora da série, Cristiane Cardoso, à Folha Universal, sobre a construção da personagem.

O casamento difícil entre Abigail e Nabal traz uma importante lição sobre a vida amorosa: “é fácil se deixar iludir pela aparência, não só física, mas principalmente a aparência comportamental, e hoje mais ainda, por causa das redes sociais. As pessoas precisam aprender a se conhecer melhor, em vez de acreditar em tudo que se fala e se vê por um tempo, já que enganar por um tempo é fácil, mas o tempo todo, impossível”.

Edificando seu lar e mudando sua vida
O primeiro encontro de Abigail com Davi, relatado na Bíblia e elucidado em Reis, ocorre diante do impasse entre o seu primeiro esposo e o futuro rei de Israel. Abigail toma a iniciativa e intervém em prol de sua casa e chama a atenção por sua sabedoria e, especialmente, por sua coragem, algo que não era comum encontrar naqueles tempos nas mulheres. A partir daí sua história muda e “Deus providencia para que Abigail tenha o seu livramento e mata Nabal para então dar a ela o marido segundo o coração dEle”. Assim, ela se torna a terceira esposa de Davi e lhe dá um filho.

“Abigail é sábia, não se deixa levar pelas emoções, mas faz o que precisa ser feito, esteja ela em uma situação favorável ou não. E a relação dela com Deus é baseada em sua perseverança de se manter fiel e justa”, destaca a autora, que ainda revela alguns spoilers: se a competição é algo intrínseco entre as mulheres, graças à sabedoria de Abigail, sua relação com Ainoã (Jessica Juttel), outra esposa de Davi, não será tumultuada, pelo contrário, elas serão amigas. Além disso, por já ter enfrentado seu próprio deserto pessoal, “Abigail será um refrigério nos momentos difíceis de Davi e ele será um marido que ela terá prazer em auxiliar”.

Em suma, Cristiane conta que o grande aprendizado por trás da história de Abigail será a constatação de que “a mulher forte não é a que briga, faz barraco e não leva desaforo para casa e, sim, aquela que confia no Senhor e usa a sabedoria para edificar sua casa”. Acompanhe Reis de segunda a sexta-feira, com reprise aos sábados, a partir das 21h15, na Record TV.

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Fotos: Blad Meneghel / Record TV