Uma nova chance de recomeço
Mais de mil detentos se formaram em cursos profissionalizantes no Centro de Detenção Provisória de Jundiaí
No dia 5 de abril, no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Jundiaí (SP), mais de mil detentos se formaram em cursos profissionalizantes. A formatura é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e o grupo Universal nos Presídios (UNP) e concedeu diplomas nos cursos de primeiros socorros, logística/marketing e vendas e ética e cidadania.
O convênio firmado entre a SAP e a UNP em 2023 já gerou mais de 12 mil vagas de qualificação profissional desde seu início. São 45 cursos diferentes, como os de barbearia, confeitaria, elétrica predial, cabeleireiro, cuidador de idosos, encanador, gestão de empresas de transportes, marcenaria e manutenção de microcomputadores.
Segundo Marcello Streifinger, (foto abaixo) secretário da Administração Penitenciária, “a parceria da Universal com a Secretaria da Administração Penintenciária busca oferecer uma luz na vida de cada uma dessas pessoas, dar uma chance a elas de se redescobrirem, de se perdoarem e de começarem um novo caminho”.
Esses cursos beneficiaram reeducandos em todo o Estado de São Paulo e o objetivo principal é prepará-los para uma reintegração construtiva na sociedade, promover sua inclusão e reduzir a reincidência criminal.
Clodoaldo Rocha, (foto abaixo) coordenador nacional da UNP, revelou que mais de 4 mil pessoas foram capacitadas entre janeiro e abril deste ano e que “a ideia é que no final do ano esse número chegue a 16 mil formados nesses projetos”.
A cerimônia de formatura reuniu autoridades públicas, demonstrando que existe apoio a essa iniciativa que incentiva a reinserção desses indivíduos na sociedade.
De fato, os cursos profissionalizantes representam uma oportunidade única para os detentos reescreverem suas histórias. Ao adquirirem novas habilidades, eles se preparam para uma vida melhor depois que cumprirem suas penas. A capacitação oferecida pela parceria entre a SAP e a UNP tem impacto positivo no sistema carcerário, pois proporciona aos detentos uma chance real de recomeço. Um dos formandos relata sua experiência: “concluir este curso e receber este diploma é uma vitória, um sonho realizado. Lá fora, não tive oportunidade de fazer nenhum curso e, aqui, dentro do CDP, graças a Deus, nós estamos tendo essa oportunidade. Então, temos que saber aproveitar”.
A deputada estadual Edna Macedo é uma das pessoas que valorizam a iniciativa e acreditam no potencial de transformação dos cursos na vida dos detentos. Ela afirma que a capacitação oferecida não só os prepara para o mercado de trabalho como também os incentiva a buscar uma nova perspectiva de vida. “Nós estamos aqui para apoiar, para ajudar e para levantar essas pessoas. E, mais do que um simples certificado, é uma transformação de vida”, disse à Record.
Além do que declarou a deputada, os cursos representam a esperança de um futuro melhor para os detentos e suas famílias. Essa oportunidade de reescreverem suas histórias é um passo significativo na caminhada de recuperação e reinserção deles à sociedade.