Uma rainha diferente de todas as outras
Com uma trama repleta de suspense, romance e intrigas, A Rainha da Pérsia estreia na Record e promete revelar a verdadeira força de uma mulher
Várias mulheres citadas na Bíblia ficaram conhecidas tanto por suas atitudes de fé e seu temor a Deus como pelo contrário. No entanto, apesar de elas permearem diversos episódios relatados nas Sagradas Escrituras, só dois dos 66 livros bíblicos receberam o nome de uma mulher, entre eles o de Ester. É esse livro que inspirou A Rainha da Pérsia, nova minissérie que estreia em 17 de junho na Record, com exibição de segunda a sexta-feira, às 21h. Em 30 capítulos repletos de suspense, romance, doses de humor e intriga, a produção contará a história da jovem rainha que chegou ao trono depois de um concurso de beleza. A trama mostrará que a verdadeira força de uma mulher não se apoia em sua aparência. “A minissérie saiu da história bíblica que todo mundo conhece e abrangeu todo o contexto em que essa história aconteceu, assim a entendemos melhor”, diz a autora da produção, Cristiane Cardoso. Saiba mais sobre os personagens que compõem a trama.
Ester (Nathalia Florentino)
Ficou órfã quando ainda era criança e foi criada por seu primo Mordecai. Hadassa era seu nome hebraico, mas, para não descobrirem sua origem judia, ela era chamada de Ester. Na trama, acontecimentos inesperados mostra, para a bela jovem que avida não pode ser planejada, o que leva sua fé a ser testada. A confiança que Ester tem na providência Divina resulta em algo melhor do que ela imaginou.
Contexto histórico
Dois personagens chamam a atenção na série: Artemísia (Francisca Queiroz), que é comandante da frota naval da Pérsia; e Lêonidas (Dudu Pelizzari), que é o rei da cidade-Estado de Esparta, na Grécia Antiga, e enfrentou o enorme Exército de Xerxes liderando apenas 300 soldados espartanos. Apesar de não estarem descritos no texto bíblico, eles marcaram o mesmo período histórico de Ester.
Mordecai (André Bankoff)
Primo e pai de criação de Ester. Mesmo sendo oficial do palácio, ele sofrerá perseguições por causa da sua origem judaica. Quando uma lei contra seu povo é criada, Mordecai contará apenas com a fé e a arriscada intercessão da rainha.
Hamã (Leonardo Medeiros)
Por ser descendente de Agague, um rei executado pelo profeta Samuel a mando de Deus, ele nutre profundo ódio e desejo de vingança em relação aos judeus.
Os sábios
Conhecedores da lei e do direito. Sete deles são mais próximos do rei: Carsena (Cesar Pezzuoli), Admata (Alexandre Régis), Társis (Sérgio Monte), Meres (Sidney Guedes), Marsena (Julio Braga), Setar (Marcos Breda) – que guarda um segredo que pode prejudicar o reinado -, e Memucã (Leonardo Franco), cuja fidelidade faz dele uma figura confiável na corte real.
Améstris (Camila Rodrigues)
A primeira esposa de Xerxes I. Ela ficou conhecida por sua beleza e crueldade. Na Bíblia, recebeu o nome de Vasti. Sua excessiva autoconfiança a fará perder algo muito valioso para ela.
Contemporâneos
Outras histórias, que estão registradas em livros distintos na Bíblia, mas ocorrem no mesmo período da história de Ester, foram incluídas na série. Nelas, estão presentes os seguintes personagens: Esdras (Vicente Alvite/Hall Mendes), jovem que deseja seguir o ofício de seu pai, o escriba Seraías, para cumprir seu chamado Divino como guardião das palavras sagradas; Neemias (flavio Bisneto/Lukas Moura/Mario Bregieira), filho de Hacalaias, que é levado por seu pai para servir no palácio real ainda criança e que, quando adulto, terá um papel crucial na história de Israel; e Sambalate (Tatsu Carvalho), governador de Samaria, cuja falta de caráter será um problema no processo de restauração da nação israelita.
Xerxes I (Carlo Porto)
Na história, ele é conhecido como Xerxes I, mas na Bíblia ele recebeu o nome hebraico de Assuero. O “rei dos reis” tem a vida transformada com a chegada de uma jovem judia.
Os eunucos
Homens que nasceram nessa condição física ou foram castrados para que servissem ao rei. Por essa razão, era comum que eles cuidassem das esposas e concubinas do rei, já que não conseguiriam seduzi-las. Na Bíblia, alguns eunucos ganharam destaque: Harbona (Giuseppe Oristanio), Hegai (Vinícius Redd), Hataque (Guilherme Boury), Saasgaz (Alex Moreno), Bigtã (Felipse Miguel), Teres (Bernardo Dugin), Meumã (Alex Brasil), Carcas (Guilherme Conradi), Abgata (Rubens Farias), Zetar (Tom Damasceno), Bizta (Sandro Toleto) e Bigtá (FIlipe Zelenka).
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!