Uma reflexão importante para o Dia dos Avós

Eles são considerados a base, mas podem sofrer com descaso, displicência e afrouxamento dos laços familiares

Imagem de capa - Uma reflexão importante para o Dia dos Avós

No Brasil, o Dia dos Avós é comemorado em 26 de julho. Na mesma data também é celebrado em Portugal e Espanha. Esta é uma ótima oportunidade para se abordar questões pertinentes ao relacionamento entre pais, filhos e netos. Bem como para conscientizar a sociedade sobre problemas que surgem a partir do descaso, displicência e afrouxamento destes laços.

Os avós são considerados a base da família, têm muitas histórias para contar e, muitas vezes, são o exemplo de fé que filhos e netos compartilham através das gerações. E da mesma forma que criaram e cuidaram, com carinho e responsabilidade, dos filhos e netos, estes também podem retribuir a atenção conforme os anos passam e os avós envelhecem.

Fique atento aos sinais:

No entanto, infelizmente, mesmo diante da importância dos laços familiares e do papel que pais e avós têm na vida de um indivíduo, cada vez mais nos deparamos com casos de maus-tratos e violência contra, especialmente, os idosos. Além de, muitas vezes, sofrerem com preconceito, solidão e abandono, eles ainda sofrem com algum tipo de violência. Entre os tipos de violência estão o psicológico, o financeiro, a negligência e até abusos físicos ou sexuais.

  • Como forma de conscientizar a todos sobre a existência da violência contra os idosos e, ao mesmo tempo, divulgar a ideia de não aceitá-la como normal, o grupo Calebe realizou recentemente mais uma edição do evento “Fique atento aos sinais”. Estiveram presentes cerca de 700 profissionais — entre advogados, psicólogos e assistentes sociais — que prestaram orientações a mais de 290 mil pessoas em todo o País. Confira mais sobre esta ação, clicando aqui.

Conheça outros trabalhos do grupo:

  • Ademais, o Calebe desenvolve um trabalho voltado a motivar a terceira idade. A exemplo do “Calebe Criativo”, evento que ressalta os benefícios que a arte pode proporcionar às pessoas idosas, como o resgate do convívio social, o estímulo de novas formas de expressar ideias e o desenvolvimento de autonomia. Assim sendo, eles passam a interagir por meio de novas amizades e a participar de atividades de lazer, educação e bem-estar.

Participe do Calebe:

Criado em 2011, o grupo Calebe é responsável por inúmeras atividades, palestras, reuniões e eventos organizados a fim de colaborar com o desenvolvimento físico, psicológico e espiritual dos milhares de idosos atendidos diariamente pelo projeto em todo o mundo.

Acesse as redes sociais do grupo para ver mais eventos e ações: FacebookInstagram YouTube. Além disso, para saber o que o projeto realiza na sua região vá à Universal mais próxima de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: iStock e cedidas